Logo

O avanço de Caiado para 2026

10.11.2025 - 17:56:24
WhatsAppFacebookLinkedInX

O cenário para a próxima eleição presidencial tem hoje apenas um nome definido: Luís Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato declarado a reeleição. Quem serão seus adversários é uma grande incógnita. No entanto, um nome tem despontado neste fim de ano: o do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).
 
Por vários motivos. Primeiro, foi o primeiro pré-candidato a presidente pela oposição a lançar oficialmente seu nome para 2026. Em abril deste ano. Claro, somente isso não seria suficiente. Tanto, que até mesmo no seu partido a sua pré-candidatura presidencial não é unanimidade.
 
O governador goiano precisaria chegar a dois dígitos nas pesquisas eleitorais. Nas últimas divulgadas, oscila entre 3% e 7%, dependendo dos nomes colocados nas cartelas para os eleitores opinarem. Apesar do seu esforço em se tornar mais conhecido, cumprindo várias agendas de pré-campanha pelo país, Caiado não avançou muito.
 
Entretanto, dois fatos podem ajudar (e muito) o pré-candidato do União Brasil. Então, vamos ao segundo motivo: a hesitação do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) entre disputar a reeleição em São Paulo ou ser candidato a presidente.
 
Fator Tarcísio
Em Brasília, crescem as apostas de que Tarcísio vai mesmo disputar a reeleição e deixar a disputa presidencial para 2030. Quando consolidaria o seu nome nacionalmente e não teria Lula como adversário. É a aposta mais racional. Além disso, o paulista tem sido alvo de frequentes críticas e ataques do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP). 
 
O fato é que Tarcísio recuou, submergiu. Pode ser até estratégico, para evitar ser vidraça antes da hora. Mas isso tem aberto espaço para outros pré-candidatos navegarem no eleitorado da direita. Especialmente, Caiado.
 
Para se firmar como principal nome da oposição ao presidente Lula, o governador goiano tem aproveitado todas as oportunidades que lhe batem a porta e janelas. Esse é o terceiro motivo para seu nome estar avançando nas últimas semanas. 
 
Fator Rio
O fato mais recente aconteceu com a ação policial no Rio de Janeiro (RJ) que resultou na morte de 121 pessoas, sendo 4 policiais. Caiado agiu rápido. Mobilizou os governadores da direita (Tarcísio evitou entrar neste debate) para apoiar o colega Cláudio Castro (PL/RJ) e anunciar um consórcio regional de segurança pública. 
 
Numa postura totalmente diferente da do governo Lula, o governador goiano deu total respaldo às ações policiais no Rio de Janeiro. E ainda aproveitou para levantar, ainda mais, a sua principal bandeira: segurança pública. Lideranças da esquerda tentaram contrapor, sem quase êxito. A ação policial tem o respaldo da maioria dos brasileiros, segundo as pesquisas. 
 
Fator Bolsonaro
É preciso aguardar para avaliar se o senso de oportunidade de Ronaldo Caiado resultará em uma escalada nas intenções de votos. Novas pesquisas devem ser divulgadas nos próximos dias. Avançar será crucial para garantir maior tranquilidade ao goiano dentro do seu próprio partido. E, se preciso, sepultar a federação com o partido Progressistas, comandado por Ciro Nogueira, que sonha com a vice numa chapa presidencial de Tarcísio de Freitas.
 
Se crescer, mesmo que dentro da margem de erro, Caiado poderá fechar este ano mais próximo da casa dos 10 pontos em intenção de votos para presidente. E entrar em 2026 rumo aos dois dígitos que o seu partido tão aguarda (e muitos lá cobram). 
 
Se Tarcísio, de fato, optar pela reeleição em São Paulo, restarão dois “adversários” para o goiano na oposição: o governador paranaense Ratinho Júnior (PSD/PR), se também não optar por outro projeto eleitoral em 2026, como o Senado; e algum nome da família de Jair Bolsonaro, se assim o ex-presidente decidir.
 
A propósito: Ronaldo Caiado deve visitar Bolsonaro a qualquer momento, assim que o ministro Alexandre de Moraes (STF) autorizar. O que certamente também será muito explorado pelo goiano nas redes sociais e na mídia. 
 
*Jarbas Rodrigues Jr. é jornalista especializado em economia e política.
compartilhar
WhatsAppFacebookLinkedInX
por Jarbas Rodrigues Jr
Postagens Relacionadas
Jales Naves
25.01.2026
Colégio Pedro Gomes e a expectativa de mudanças

Surgida como povoado em 1810 e emancipada em 1907, a cidade de Campinas, em Goiás, foi incorporada à nova Capital, Goiânia, em meados da década de 1930, e se tornou um de seus principais bairros, com intensa atividade socioeconômica e política. Bairristas, os moradores de Campinas sempre trataram o bairro com deferência, tinha uma vida […]

Henrique Alckmin Prudente
24.01.2026
Educação Ambiental: a sua casa é a melhor escola

Em 26 de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Educação Ambiental, data instituída pelas Nações Unidas na Conferência de Belgrado, Sérvia, em 1975. Esse evento estabeleceu diretrizes para que práticas voltadas à sustentabilidade global e local fossem integradas, institucionalizadas e consolidadas em todo o mundo. A Educação Ambiental envolve diferentes sistemas (culturais, econômicos, naturais, sociais) […]

Luciana Brites
24.01.2026
Gestação e alfabetização

Muitas pessoas podem achar que gestação e alfabetização são temas distintos. No entanto, há fatores na gravidez que podem influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. O que acontece durante essa fase pode afetar o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança. Isso porque a aprendizagem começa na barriga da mãe, já que, segundo estudos, o […]

Wesley Cesa
22.01.2026
O cânhamo e o pecado da ciência

Imagine um campo onde o pôr do sol tinge de rubro as folhas de uma nova espécie de planta, uma planta que é filha da ciência e neta da desconfiança. Cada haste vermelha parece carregar uma heresia: ser planta e não ser pecado. Ela é zero THC, zero polêmica, zero prazer culposo. Só tecnologia, genética […]

Peter Panfil
22.01.2026
Potencializando a energia dos data centers na era da Inteligência Artificial

Projetos de infraestrutura flexíveis e escaláveis são cruciais para possibilitar a inovação em IA. Para que essa meta se cumpra, é fundamental que as implementações e o uso não comprometam a confiabilidade e a eficiência das operações. Plataformas de computação acelerada e serviços em nuvem estão impondo um desafio cada vez mais complexo aos sistemas […]

Lara Ferry
21.01.2026
Ser vulnerável na era da performance: por que mostramos tudo, mas revelamos pouco?

Às vezes, é desconcertante viver em um estado de superestimulação, a ponto de nada fazer mais sentido. Tantas coisas acontecem ao mesmo tempo ao nosso redor, e o mundo muitas vezes parece demais. Nessa era de superexposição social, encontro grande dificuldade em sentir intimidade com este mundo, mas vivo neste paradoxo: anseio pela minha íntima […]

Jorge Gonçalves Filho
21.01.2026
Inteligência artificial: ou entramos nesse mundo ou estaremos fora do jogo

Mais um janeiro que, em pleno inverno, Nova Iorque é invadida por brasileiros sedentos para obter conhecimento e informações sobre as tendências do varejo mundial na NRF (National Retail Federation), o maior evento do setor no mundo. De 11 a 13 de janeiro mais de 3.000 brasileiros estavam andando pelos pavilhões do Jacob Javits Convention […]

Mara Pessoni
15.01.2026
O que você precisa saber sobre a suspensão de vistos de imigrante pelo governo norte-americano

No dia 14 de janeiro, informações originadas na mídia americana e posteriormente confirmadas pelo Departamento de Estado indicaram a suspensão imediata da emissão de vistos de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A notícia gerou apreensão imediata, mas é necessário analisar os fatos com cautela técnica para evitar conclusões precipitadas sobre […]