Rafael Zelmann
Goiânia - Todo mundo tem um amigo supersticioso que nunca passa por debaixo de uma escada, quebra espelho ou cruza com gatos pretos. Até mesmo os que dizem não acreditar em azar pulam ondinhas no ano novo e batem na madeira quando querem isolar algum comentário.
Pois bem, hoje é sexta-feira 13 e não tem como deixar a data passar em branco. Para celebrar esse “dia do azar”, a equipe do jornal A Redação montou uma lista com mandingas e superstições goianas para afastar todo tipo de falta de sorte.
Cura de dor de dente
A mandinga é simples: Basta escrever no chão três vezes a frase “ar e mate”. Em seguida, é necessário rezar três Ave-Marias e três vezes a orações do Pai Nosso à Santa Apolônia.
Reprodução tumblr.com
Para apressar um parto
O marido deve correr três vezes em volta da casa segurando um machado bem pesado. Talvez este seja o único momento em que vale a pena ter uma casa pequena.
Reprodução tumblr.com
Para trazer prosperidade e evitar o olho gordo
Colocar um chifre de boi ou a cabeça de um boi pendurada na entrada de sua casa não apenas afasta o mau-olhado e traz prosperidade, mas também afasta as pragas das lavouras e livra as pessoas de tempestades ou secas prolongadas.
Reprodução tumblr.com
Olho-de-sol
Não que em Goiânia precisamos que pare de chover, mas caso aconteça, não custa nada estar preparado, não é mesmo? Para cessar chuvas basta desenhar três círculos no chão usando o calcanhar e o dedão com os pés descalços.
Reprodução tumblr.com
Não se casar em agosto
Em algumas regiões, agosto é considerado o “mês do desgosto” para casamentos. Mesmo com grandes descontos em diferentes empresas de eventos, os casais que moram em várias cidades se recusam a fazer a cerimônia no período.
Reprodução tumblr.com
As superstições goianas usadas na matéria foram retiradas do site Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esporte (SEDUCE).