Adriana Marinelli
Goiânia - Goiânia sedia até o próximo domingo (7/6) o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov). O evento, aberto oficialmente nesta terça-feira (2/6) em solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas, deve reunir mais de 10 mil pessoas na capital goiana.
Durante lançamento do congresso, o secretário Henrique Tibúrcio destacou as ações do Governo de Goiás que beneficiam principalmente a Juventude, como o Passe Livre Estudantil. "Temos em Goiás hoje mais de 80 programas destinados à Juventude." Raquel Teixeira, titular da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, destacou a importância do papel da União Nacional dos Estudantes (UNE). "Sou uma defensora da Juventude e trabalhamos sempre a formação desses jovens. Não há outro caminho para um país democrático e justiça que não seja a Educação."
Presente na solenidade, o governador Marconi Perillo lembrou que fez parte do primeiro Conselho da Juventude em Goiás. "Não tenho dúvidas que esse Congresso da UNE em em nossa capital terá muito êxito. Minha expectativa é que esse Congresso seja muito forte. Já participei de Congressos da UNE em outros Estados e achava que era distante a possibilidade de Goiânia sediar esse movimento. Mas nos nossos governos já tivemos a honra de receber cinco vezes o Congresso", destacou.
O Congresso da UNE é o principal fórum do movimento estudantil da América Latina. Segundo a direção da UNE, Goiás é considerado referência na elaboração e execução de políticas públicas de juventude no Brasil e se destaca pela implantação do Passe Livre Estudantil (PLE) e o desenvolvimento do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ).
Desde 2001, apenas os encontros de 2007 e 2009 não foram sediados na capital goiana e, de acordo com a organização do evento, a cidade foi escolhida por estar estrategicamente localizada no centro do país e em memória ao goiano Honestino Guimarães, presidente histórico da UNE, assassinado pela ditadura militar.
Ainda durante a solenidade, foram empossados os novos integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Conjuve/GO), para o biênio 2015/2016, e realizada a entrega da Comenda Honestino Guimarães, como forma de homenagear as pessoas atuantes na área de juventude.
O congresso
Até domingo (7/6), Goiânia receberá milhares de estudantes de todos os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e de outros países da América Latina, tornando-se mais uma vez a capital de referência da juventude. Entre as pautas do evento estão: a situação das universidades brasileiras e das políticas educacionais do país, e o Plano Nacional de Educação (PNE).
Além das discussões, o fórum tem como objetivo eleger a nova diretoria da entidade, discutir e deliberar as diretrizes políticas que guiarão as ações da UNE no próximo biênio. Neste ano, o evento tem ainda como meta democratizar o acesso dos estudantes ao Programa Universidade Para Todos (ProUni), contratantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudantes cotistas e bolsistas de programas institucionais com a isenção da taxa de inscrição que pode ser solicitada até o dia 29 de maio por meio do site www.inscricao.congressodaune.org.br.