Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Começa hoje!

Teatro Goiânia e UFG sediam congresso de sustentabilidade

Washington Novaes é parte da programação | 02.07.13 - 16:45 Teatro Goiânia e UFG sediam congresso de sustentabilidade Jornalista Washington Novaes integra a programação de domingo (7/7)
A Redação

Goiânia -
Em parceria com a  Universidade Federal de Goiás (UFG), a Prefeitura de Goiânia realiza, entre os dias 6 e 8 de julho, o Congresso Nacional Cidade e Sustentabilidade - A Goiânia que Queremos. O evento será lançado nesta sexta-feira (5/7), durante a solenidade de abertura das comemorações do aniversário da capital, no Teatro Goiânia. Já os debates ocorrem no Centro Cultural da UFG, no Setor Universitário.

Dividido em quatro eixos - 'A cidade que queremos', 'A cidade hoje', 'A história da cidade' e 'A cidade criativa' - o congresso tem como objetivo promover a discussão de ideias que resultem em ações e benefícios para Goiânia. Os temas giram em torno da economia criativa, a arquitetura sustentável e a preservação cultural e ecológica, apontando formas de conciliar o desenvolvimento econômico e o bem estar da população.

O evento propõe um debate de alto nível, com palestrantes de destaque nacional e internacional. O sábado, dia 6, traz palestras do jornalista Gilberto Dimenstein e do arquiteto e urbanista Roberto Montezuma.

O jornalista é um dos desenvolvedores do blog Catraca Livre - eleito o melhor blog de cidadania do mundo, em língua portuguesa, pela Deutsche Welle Blog Awards -, criador da ONG Cidade Escola Aprendiz e membro da Comissão Executiva do Pacto da Criança, coordenado pela Unicef.

Roberto Montezuma é o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) e já venceu o 1º lugar das Propostas para Habitação de Interesse Social, patrocinado pelo Banco Nacional de Habitação (BNH).

Participações
O jornalista Washington Novaes, um dos grandes nomes do jornalismo ambiental no país e colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Popular integra a programação do domingo (7).

No mesmo dia, a arquiteta e urbanista Marta Romero fala ao público. Mestra em Planejamento Urbano e Pós-Doutora em Lanscape Architecture, Romero é mais um dos destaques do congresso. A arquiteta é líder do grupo de pesquisa A Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo, e atua em áreas como bioclimatisno e desenho urbano.

O congresso também contará com a participação do Coordenador Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Cidades Históricas do IPHAN, Robson Antônio de Almeida, e da especialista em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca.

Ana Carla é assessora em Economia Criativa para a ONU, e foi consultora para a América Latina e o Caribe para o Creative Economy Report de 2008. A especialista é autora de livros referenciais como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007) e Cidades Criativas – da Teoria à prática (Ed. SESI, 2012). Ela também co-criadora da plataforma Criaticidades (www.criaticidades.com.br ), com serviços para cidades criativas.

O Congresso Nacional Cidades Sustentáveis é aberto para o público. Interessados devem enviar um email para o endereço congressogoiania@gmail.com. Os participantes receberão um certificado comprovando a participação.

Serviço
Congresso Nacional Cidade e Sustentabilidade
Data: De 5 a 8 de julho
Abertura: 5 de julho, Teatro Goiânia, 20h
Mesas: Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG)
Av. Universitária, St. Universitário

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 04.07.2013 10:32 lisa.valeria@gmail.com

    Aluizio, adorei o novo termo ASSEMBLEIA "VEGETATIVA". Vou adotá-lo, daqui em diante :)

  • 03.07.2013 08:52 Aluizio

    Convidaram nossos nobres deputados para essa palestra? Eles deveriam ir para sentir a "merda" que estão fazendo promulgando o novo código florestal. Acho interessante os políticos aliados ao governo meterem o pau em toda e qualquer política feita na âmbito nacional, mas agora comparam o código daqui com o nacional! Aonde está a coerência? Acho que essa palavra não existe no vocabulário da Assembléia Vegetativa. Brincam com a inteligência de toda a população. VÃO ACABAR COM O ARAGUAIA E OS SEUS AFLUENTES POR GANÂNCIA!!!!!

  • 02.07.2013 23:08 Leticia Sado

    Tenho interesse em participar do congresso. Obrigada

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351