Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Goiás é o 2º Estado com maior liberdade econômica do Brasil, aponta estudo

São Paulo está em 1º lugar | 13.11.25 - 08:08 Goiás é o 2º Estado com maior liberdade econômica do Brasil, aponta estudo Dinheiro (Foto: reprodução)A Redação
 
Goiânia – Goiás conquistou a segunda colocação no ranking nacional do Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) 2025, ficando atrás apenas de São Paulo. O levantamento mostra que o Estado registrou um score de 6,12, superando a média nacional e apresentando um crescimento de 30,5% em relação a 2022, quando ocupava o nono lugar.          
 
O resultado consolida Goiás entre os Estados com melhor ambiente de negócios, gestão pública mais eficiente e maior liberdade econômica do país. O estudo mede a capacidade dos indivíduos de agir na esfera econômica sem restrições indevidas do poder público, considerando fatores como gastos governamentais, carga tributária, tamanho do emprego público, densidade sindical e ambiente regulatório.
 
Os dados utilizados são obtidos de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria do Tesouro Nacional, o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Segundo o levantamento, estados com maior liberdade econômica apresentam mais prosperidade, associada a renda per capita mais alta, maior expectativa de vida, menor mortalidade infantil e maior capacidade de inovação.
 
Além de Goiás e São Paulo, o Espírito Santo completa o pódio dos três Estados com maior liberdade econômica do País.
 
Goiás Mais Livre
Em julho de 2024, o governador Ronaldo Caiado assinou a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica. O decreto normatizou a Lei Estadual n° 22.612, de abril deste ano, e consolidou os direitos de liberdade econômica no Estado ao estabelecer que 962 atividades classificadas como de baixo risco estão dispensadas de atos públicos para o início de suas operações.
 
Leia mais
Indústria em Goiás cresce 4,4% em setembro e mantém alta
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351