Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

TRAGÉDA

Tornado destrói 90% de cidade no Paraná e causa seis mortes, veja vídeo

Governo estadual decretou estado de emergência | 08.11.25 - 12:30 Tornado destrói 90% de cidade no Paraná e causa seis mortes, veja vídeo Tornado destrói 90% de cidade no Paraná e causa seis mortes. (Foto: Reprodução)
 
BrasíliaImagens aéreas da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, mostram bairros inteiros destruídos pelo tornado que passou pela região Centro-Sul do estado na noite desta sexta-feira (7/11). A gravação foi feita por um drone na manhã deste sábado (8/11) e divulgada pelo MetSul. Nela é possível ver casas completamente destruídas, telhados arrancados e estruturas arrastadas pelos ventos. 

Dados da Defesa Civil apontam que 90% da área urbana da cidade sofreram algum estrago na infraestrutura, seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e 432 estão feridas.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), está em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando a situação e decretou estado de calamidade pública. A cidade, de cerca de 14 mil habitantes, registrou ao menos seis mortes e mais de 400 feridos, além de danos estruturais significativos na área urbana. No X, antigo Twitter, o governador está atualizando as ações das equipes estaduais de atendimento e suporte às famílias afetadas.

Neste sábado (8/1), ele afirmou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão prestando assistência direta aos moradores. "Seguimos em Rio Bonito do Iguaçu acompanhando os impactos do tornado. Nossas equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil prestam atendimento a 432 pessoas e entregam telhas, colchões, cestas básicas e kits de higiene. Estamos juntos, garantindo assistência aos afetados", publicou.

Mais cedo, ele informou que serviços essenciais começam a ser restabelecidos após uma força-tarefa emergencial. "A Sanepar e a Copel fizeram uma força-tarefa para restabelecer a água e a energia em Rio Bonito do Iguaçu. As equipes do DER/PR também estão trabalhando para liberar as estradas", disse o governador na rede social. 

Estragos em Rio Bonito do Iguaçu 
Um vídeo divulgado pela Defesa Civil de São Paulo, que opera de forma articulada com os Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina por conta da passagem de um ciclone no sul e sudeste do País, mostra parte da cidade com edificações colapsadas e até carros revirados nas vias.

Os números do tornado: 
Óbitos: 6
Feridos: 432
Desabrigados: 28 (até o momento)
Desalojados: 1 mil
Total de afetados: 10 mil

Calamidade
O governo do Paraná decretou neste sábado (8/11) estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. “Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, afirmou o governador Ratinho Junior.
 
Diferentemente da situação de emergência, decretada quando o município ainda consegue atuar, o estado de calamidade pública é a resposta administrativa nos casos em que o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida, exigindo medidas mais amplas e urgentes.
 
O decreto de calamidade pública permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. Com a medida, a prefeitura pode solicitar, além de recursos federais, recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.
 
A tempestade foi classificada como tornado de categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). (Agências Brasil e Estado)


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351