A Redação
Goiânia - O Sistema OCB/GO lidera uma parceria inédita com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Secretaria da Retomada, a Prefeitura de Palmeiras de Goiás e a cooperativa Comigo para promover a qualificação profissional de trabalhadores que irão atuar na nova indústria esmagadora de soja da Comigo, no município. O acordo, discutido em reunião na segunda-feira (3/11), busca impulsionar o desenvolvimento regional, unindo o cooperativismo, o setor industrial e o poder público em uma ação integrada de geração de emprego e renda.
A reunião consolidou uma parceria inédita entre o cooperativismo, o setor produtivo e o poder público em prol do desenvolvimento regional. “Trata-se de um esforço conjunto de várias entidades para capacitar mão de obra no município de Palmeiras. Não apenas para a Comigo, mas também para as demais empresas da região. Estamos todos alinhados: OCB, Fieg, Senai, IEL, Prefeitura e Comigo. Vamos qualificar muitas pessoas para o mercado e para a cooperativa”, afirmou o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira.
A nova planta industrial da Comigo, em construção, representa um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Será a maior unidade de esmagamento e processamento de óleo de soja do País. Com previsão de início das operações em 2027, a indústria terá capacidade para processar 6.000 toneladas de soja por dia e poderá dobrar a capacidade total da cooperativa no Estado para 11 mil toneladas diárias.
O presidente da Fieg, André Rocha, reforçou a importância da mobilização: “A partir dessa primeira reunião, o Senai, o IEL e toda a equipe da Fieg se comprometem em firmar mais uma parceria com o Sistema OCB/GO e o SESCOOP/GO para capacitar trabalhadores da nova unidade da Comigo em Palmeiras. Será a maior fábrica de processamento de soja do Brasil, e temos certeza de que essa cooperação trará resultados duradouros para o município e para Goiás”, disse.
Apoio financeiro
O secretário estadual da Retomada, César Moura, ressaltou o papel do governo de Goiás na integração das políticas públicas e apoio aos empreendedores locais. “Também vamos oferecer apoio financeiro para quem quiser empreender ou montar pequenos negócios. Essa parceria com o Sistema OCB/GO, a Fieg e o Senai é fundamental para qualificar pessoas e gerar novas oportunidades para que o cooperativismo continue crescendo em Goiás”, enfatizou.
O prefeito de Palmeiras de Goiás, Osvaldo Cassiano, comemorou a articulação das entidades e destacou a importância do projeto para o município. “Estamos recebendo a Comigo, que a partir de 2027 vai esmagar 6 mil toneladas de soja por dia. É uma empresa grande, e nossa preocupação é preparar nossa gente para ocupar essas vagas com qualidade. Queremos treinar o pessoal para garantir os melhores empregos e desenvolver nossa cidade. Essa parceria vai fazer a diferença”, afirmou.
Obras aceleradas
O presidente executivo da Comigo, Dourivan Cruvinel, também agradeceu o apoio das instituições envolvidas. “Estamos construindo a maior fábrica de esmagamento de soja do País e vamos precisar de cerca de 400 funcionários, sendo 50 deles com alta qualificação técnica. Por isso, viemos buscar o apoio do Sistema OCB/GO, da Fieg e do Senai para que a fábrica comece a funcionar o mais rápido possível”, disse.