A Redação
Goiânia - O Bacharelado em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi reconhecido com 5 estrelas no Guia da Faculdade 2025, avaliação realizada em parceria com a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O curso é ligado ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), referência nacional em pesquisa e desenvolvimento em IA.
Lançada em 2020, a graduação em Inteligência Artificial da UFG foi a primeira do Brasil dedicada exclusivamente a essa área. Até então, o tema era abordado apenas em programas de doutorado, especialmente vinculados à Engenharia de Computação. “O curso foi criado para suprir uma lacuna na formação de profissionais e atender à crescente demanda do mercado por especialistas em soluções baseadas em dados e aprendizado de máquina.
Desde 2019, o CEIA tem atuado ativamente na consolidação do bacharelado em IA oferecendo a estudantes oportunidades em pesquisa tecnológica voltadas às demandas dos setores público e privado”, explica Telma Soares, Diretora do CEIA.
O curso faz parte das graduações disponíveis pelo Instituto de Informática (INF) da UFG, que também obteve destaque na avaliação nacional: Ciência da Computação recebeu 4 estrelas, e Sistemas de Informação, 5 estrelas. Para saber mais sobre o CEIA e o curso de IA,
acesse o site.
Sobre o CEIA-UFG
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás foi fundado em 2019 e é uma das principais referências no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência artificial. Criado para impulsionar o avanço tecnológico, o Centro atua com o desenvolvimento de pesquisas avançadas e formação de profissionais na área de inteligência artificial, atuando como polo de inovação e transferência de tecnologia que conecta a academia com o setor produtivo. Tem apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que conta com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia.