A Redação
Goiânia - O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realiza, no dia 16 de novembro, a 4ª edição da corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes, um evento que celebra a vida e reforça a importância da atividade física na prevenção e no controle da diabetes. A prova terá percursos de 5 e 10 quilômetros, com aclives e declives, pelas ruas do Setor Oeste. A largada está marcada para 6h30, em frente ao Centro Estadual de Atenção ao Diabetes - CEAD, prédio anexo ao HGG, em Goiânia.
A corrida tem caráter esportivo – social, sendo voltada ao público praticante de caminhada e corrida de rua em geral. Deverão participar, ainda, profissionais de saúde, e pacientes, em um momento de incentivo a hábitos saudáveis. A expectativa é reunir aproximadamente mil atletas na edição de 2025. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 de novembro ou até que se esgotem as vagas,
pela intrnet.
A prova terá duração máxima de 2h30 e a idade mínima exigida para participação é de 14 anos completos. Os kits serão entregues no sábado (15/11), das 8h às 18h, no Cead. É obrigatório levar o comprovante de inscrição e documento original ou cópia (para terceiros) com foto.
Dia Mundial do Diabetes
O evento integra a programação alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, reforçando o compromisso em conscientizar a população sobre a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com o médico Nelson Rassi, chefe do serviço de Endocrinologia do Cead/HGG, a corrida é uma das melhores atividades físicas para a saúde e bem-estar, contribuindo para o controle de doenças crônicas.
“Correr não apenas aumenta a expectativa de vida, mas também traz qualidade a esses dias. Com apenas 30 minutos diários, é possível garantir benefícios consideráveis para a saúde cardiovascular, uma vez que a corrida fortalece o coração, reduzindo o risco de doenças cardíacas como infarto, pressão arterial, e acidente vascular cerebral (AVC). Outras diversas vantagens podem ser atribuídas à essa prática, como prevenção e controle da diabetes, e redução de estresse e ansiedade”, enfatizou.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes afeta cerca de 10% da população mundial. Em Goiás, 6,4% dos adultos já convivem com a doença, conforme a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).
HGG e Cead
Em Goiás, o Ambulatório do Hospital Estadual Alberto Rassi é a principal unidade de apoio aos diabéticos. No Centro Estadual de Atenção ao Diabetes – CEAD são oferecidas consultas médicas e multidisciplinares, aulas práticas sobre alimentação, incentivo à atividade física, programa de cuidado para o Pé Diabético e cirurgias metabólicas. A unidade é o único centro em Goiás que atende exclusivamente pacientes com diabetes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No local, os pacientes têm acompanhamento de uma equipe multiprofissional, incluindo enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e assistência social.
Serviço: Corrida Colorindo a Vida Sem Diabetes
Data: 16 de novembro
Horário: Largada às 6h30
Local: Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead) do HGG
Endereço: Av. B, entre a Rua 9A e 9B - Setor Oeste, Goiânia - GO (prédio anexo ao HGG)