Ludymila Siqueira
Goiânia -A Prefeitura de Goiânia definiu um plano de interdições nas principais vias com risco de alagamentos durante o período chuvoso. A medida foi anunciada após a Capital registrar forte chuva na última semana, que resultou na morte de uma adolescente de 17 anos. A jovem sofreu um choque ao atravessar a rua tomada por enxurrada.
De acordo com o Paço, o objetivo é prevenir a circulação de veículos em locais críticos. Os pontos que passaram por mudanças estão na Marginal Botafogo e na Rua 87, no Setor Sul.
Veja as áreas de interdição:
Marginal Botafogo
Av. Independência, na interseção com a Leste-Oeste: ponto com histórico de transbordamento do Córrego Botafogo. As medidas incluem bloqueio de acessos pela da Av. Goiás Norte, Rua 44, Av. Leste-Oeste e estacionamento do Mega Moda. Os desvios serão feitos pela Rua 67-A, sentido Av. Contorno, e Av. Independência, sentido Vila Nova.
Acesso da Rua 91 (Setor Sul): região em que a água acumula e forma enxurradas, devido à impermeabilização inadequada.
O trânsito será desviado pela Rua 233 e, em sentido Norte-Sul, pela Alameda Botafogo, antes da Rua 10, utilizando as vias 21 e 24.
Av. D/Av. A, próximo ao Viaduto Mauro Borges, no Jardim Goiás: a prefeitura identificou erosões recorrentes e risco estrutural nesse trecho.
O acesso pela Av. D será bloqueado, e os motoristas serão direcionados para a Av. A, antes do viaduto, em direção ao Serra Dourada ou Praça do Cruzeiro.
Complexo Viário Jamel Cecílio: em caso de chuva intensa, a trincheira será o primeiro ponto a ser interditado.
O tráfego será desviado pela Av. 2ª Radial ou pela Alameda Leopoldo de Bulhões, impedindo que veículos utilizem o piso inferior do complexo.
Rua 87
No caso da 87, serão instaladas barreiras móveis em cruzamentos estratégicos:
Rua 87 com Rua 104: 6 barreiras;
Rua 105 com Av. Cora Coralina: 5 barreiras;
Praça do Ratinho com Rua 147: 8 barreiras;
Rua 148 com Rua 87: 10 barreiras.
O desvio do trânsito será feito pelas Ruas 104 e 105, em ambos os sentidos.
Os bloqueios serão realizados de forma provisória, segundo Gabinete de Crise serão instaladas cancelas automáticas nos trechos de risco. Segundo a gestão, a instalação das cancelas deve ocorrer ainda neste ano.