A Redação
Goiânia - O prefeito Sandro Mabel destacou a metronização, a modernização e a nova frota de ônibus durante a entrega do novo Terminal Praça da Bíblia, nesta segunda-feira (29/9), em Goiânia. Reconstruído após mais de 25 anos sem obras, o espaço foi ampliado em 60%, recebeu iluminação de LED e padrões de acessibilidade. A entrega, feita em parceria com o governador Ronaldo Caiado, também incluiu 90 ônibus a diesel Padrão Euro VI e um ônibus elétrico que será integrado ao BRT Leste-Oeste.
“O diferencial é do sistema de transporte como um todo. Quando a Prefeitura de Goiânia e o Estado assumiram o compromisso, o sistema melhorou demais. Hoje nós temos terminais novos, ônibus com ar-condicionado, combustível que descarboniza e uma estrutura que não tem nenhuma semelhança com o passado. Goiânia caminha para ter a frota mais nova do país e, agora, temos esse novo terminal que Goiânia e Goiás merecem”, disse o prefeito.
Mabel destacou ainda a metronização, modelo que amplia a velocidade dos ônibus aproximando o serviço do transporte sobre trilhos. “É como se estivéssemos construindo 240 quilômetros de metrô. Um sistema eficiente e barato”, afirmou, ao citar que a inovação despertou a atenção de gestores nacionais e estrangeiros. “Somos referência nacional e internacional com metronização, modernização e frota mais nova do país”, assinalou.
Para o governador Ronaldo Caiado, o terminal é um marco tecnológico e estrutural. “Estamos inaugurando o terminal mais moderno, mais tecnológico e o mais seguro do país. É uma alegria enorme ver a ampliação que foi feita, com ônibus elétricos e com ar-condicionado, câmaras de segurança que fazem o acompanhamento de todos os passageiros, é o que existe de mais moderno, com wifi”, destacou.
Caiado lembrou, em sua fala, do congelamento da tarifa em R$ 4,30, que foi garantida por meio de um esforço conjunto entre o Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Aparecida e Senador Canedo. “Além disso, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, estamos avançando na metronização, que é agilidade para que os ônibus possam se deslocar e chegar ao seu destino final”, afirmou, ao detalhar que se trata de uma tecnologia de inteligência artificial, em que o fluxo do ônibus é prioridade, com a sincronização dos sinaleiros.
Novo terminal
O novo terminal, considerado um dos mais modernos do país, conta com nove plataformas, 42 bancos de descanso, catracas com sistema antievasão, carregadores para celular, sonorização ambiente, totens informativos, placas orientativas e 73 câmeras de monitoramento. Também foi lançado o Programa Viagem Segura, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, CMTC e Redemob, que permitirá a identificação de criminosos procurados por meio de câmeras de reconhecimento facial.