A Redação
Goiânia - O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara Martins, é o mais novo membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT). O resultado da eleição foi divulgado nesta segunda-feira (22/9), pela Comissão de Acadêmicos responsável pela apuração do pleito, que contou com 44 votos a favor do jurista. Ele passa a ocupar a 16ª cadeira.
Ainda segundo a apuração, Lara superou o segundo colocado p0r 4 votos. Além disso, foram registradas 2 abstenções, totalizando 86 votos.
Já com o título de doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Lara lançou recentemente a obra “Em Busca do Teletrabalho Decente: uma abordagem interdisciplinar”, e acumula outras vinte publicações de livros, além de dezenas de artigos.
“É uma imensurável honra integrar a Academia Brasileira de Direito do Trabalho, ao lado de grandes nomes que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para a evolução da doutrina trabalhista. A ocupação desta cadeira reforça meu compromisso com o estudo, a produção acadêmica e a defesa da advocacia e da cidadania”, afirmou Lara.
ABDT
A ABDT foi fundada em 10 de outubro de 1978 no Rio de Janeiro e mantém sua sede na capital fluminense. A academia é a seção brasileira da Société Internacional de Droit du Travail et de la Securité Social (SIDTSS), associação internacional que compartilha o propósito de promover o desenvolvimento do Direito do Trabalho.
Passaram pela Academia expoentes como Arnaldo Süssekind, fundador e titular perpétuo da cadeira de número 1. A professora Ada Pellegrini figura entre as personalidades homenageadas pela instituição. Lara vai ocupar a 16ª cadeira, cujo patrono é Alexandre Marcondes Machado Filho. A vacância ocorreu em razão do falecimento do primeiro titular, Antonio Carlos Bento Ribeiro, em 2022.
Currículo
Rafael Lara Martins é advogado, presidente reeleito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para o triênio 2025-2027, doutor em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e bacharel em Direito pela UFG. No sistema OAB, atuou como Conselheiro Federal no triênio 2019-2021, Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás em duas gestões consecutivas (2016-2018 e 2019-2021) e Conselheiro Seccional da OAB-GO nos triênios 2013-2015 e 2016-2018.
Participou ativamente de diversas comissões, sendo o primeiro presidente da Comissão de Sociedades de Advogados da OAB-GO (2013-2015) e vice-presidente da Comissão Nacional de Compliance do Conselho Federal da OAB (2019-2021). Além de sua atuação na OAB, foi presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT) em dois mandatos consecutivos, entre 2011-2013 e 2013-2015. Também se dedica à docência, sendo professor de Direito, palestrante e autor.
Mais sobre a ABDT
O atual presidente da ABDT é o ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, que assumiu a presidência para o biênio 2024/2026. A estrutura organizacional compreende a diretoria, presidentes honorários, conselho consultivo, conselho curador, coordenadores regionais e a Comissão Científica de Assessoramento Permanente ao Diretor de Cursos, além dos acadêmicos.
A Academia assume caráter eminentemente educacional e cultural, e é constituída por magistrados, advogados, membros do Ministério Público, professores universitários e bacharéis em Direito de reputação ilibada, interessados no cultivo da legislação, doutrina e jurisprudência trabalhistas.
A entidade, que possui 100 membros efetivos de diversos Estados brasileiros, tem como objetivos: o estudo do Direito e do Processo do Trabalho, o aperfeiçoamento e a difusão da legislação trabalhista, e a publicação de estudos.
Leia mais
Definida lista tríplice para vaga de desembargador do TJ-GO