A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia anunciou que as avenidas 85 e T-10 serão as próximas a receber melhorias dentro do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, executado pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). A revitalização da Avenida 85 será entregue em outubro, mês de aniversário da capital, dando sequência às intervenções já realizadas em importantes corredores como as avenidas Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio, 136, 24 de Outubro e Universitária.
O projeto contempla a renovação completa da sinalização, implantação de abrigos de ônibus do modelo CMTC-3, conforme referência no Terminal da Praça da Bíblia; adequações geométricas para ampliar a capacidade de cruzamentos, com destaque para o encontro com a Avenida T-9; implantação de direita livre e atualização dos planos semafóricos, garantindo a sincronia da onda verde desde a Avenida Laudelino Gomes até a Praça Cívica.
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o projeto da Avenida 85 está pronto e foi aprovado pelo prefeito Sandro Mabel. As vistorias já foram feitas com representantes das outras secretarias envolvidas no trabalho e as obras irão iniciar nas próximas semanas. “Vamos entregar uma avenida mais segura, com melhor capacidade de fluxo, terceira faixa, onda verde e sinalização renovada. A sincronização dos semáforos vai permitir maior fluidez e menor tempo de deslocamento, beneficiando tanto o transporte coletivo quanto o motorista que utiliza a via diariamente”, afirma.
Avenida T-10
Paralelamente, a SET já entregou ao prefeito o estudo técnico para a Avenida T-10, que apresentou um dos maiores índices de congestionamento da cidade. A via é eixo fundamental de ligação entre a região oeste e a leste, por meio da Avenida 136. O diagnóstico foi realizado com apoio de consultorias especializadas em gestão de tráfego e resultou em projeto para implantação de um sistema binário entre as avenidas T-10 e T-55.
A proposta também prevê revisão de pontos de estacionamento, adequações geométricas e alargamento em pontos de estrangulamento, garantindo quatro faixas de circulação por sentido no trecho entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85. “O corredor da T-10 concentra um dos maiores volumes de tráfego da cidade. Com o sistema binário e as adequações propostas, vamos reduzir congestionamentos e ampliar a capacidade viária, trazendo benefícios diretos ao transporte coletivo e a quem circula diariamente pela região”, afirma o secretário Tarcísio Abreu.
O projeto já foi validado pelo prefeito Sandro Mabel, mas ainda não tem uma data prevista para ser executado. Agora, avança para as próximas etapas, já que intervenções desse porte exigem planejamento conjunto e integração entre diversas pastas. “Existe sempre uma sequência, primeiro definimos o corredor, elaboramos o projeto, alinhamos com as secretarias envolvidas e validamos com o prefeito. Só depois seguimos para a execução. Por isso, ainda não há prazo definido para o início das obras da T-10, mas, assim como na Avenida 85, outros corredores também serão implantados ainda este ano”, complementa Tarcísio.