Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Agendas serão nos dias 20 e 27 de setembro | 18.09.25 - 09:18
(Foto: divulgação) Jales Naves Especial para o jornal A Redação
Goiânia - Com um ciclo de palestras sobre Medicina e Espiritualidade, a Academia Espírita de Letras do Estado de Goiás dará início à parte cultural de suas atividades. Entre os objetivos, discutir os motivos variados pelos quais as pessoas adoecem, especialmente o cultivo das emoções negativas, pelas quais são bombardeadas, discorrendo sobre transtornos mentais e remédios espirituais. A preocupação é mostrar que a saúde é harmonia de vibrações, esclarecendo sobre a ação dos pensamentos gerando enfermidades de toda ordem e como eles ajudam na promoção da saúde física, mental e espiritual.
O ciclo será aberto com o tema “Por que adoecemos?” e realizado nos próximos dois sábados, dias 20 e 27, das 16h às 17h30, na sede da Academia, no ed. Parthenon Center, no setor central, em Goiânia. Fundada em 2005 a Academia luta por preservar e promover a cultura espírita e dar identidade cultural para o escritor espírita.
Palestrantes
Participarão, como expositoras, três acadêmicas.
A médica fisiatra Ana Cristina Ferreira Garcia Amorim, que ocupa a Cadeira nº 12, é formada pela Universidade Federal de Goiás, com Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade de São Paulo e área de atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Professora de Medicina Física da UFG, tem doutorado em Medicina Biofotônica pela Uninove-SP; é Vice-Presidente da Associação Goiana de Medicina Física e Reabilitação (AGMFR); Vice-presidente Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). membro da Câmara Técnica de Medicina Física e Reabilitação do Conselho Federal de Medicina, membro fundadora e 2ª Secretária da Associação Goiana dos Médicos de Dor (SOBRAMID-GO), espírita há 20 anos e palestrante espírita há 13 anos.
A médica pediatra e hebiatra Marly Arruda Camargo, Cadeira nº 16, formada pela Universidade Federal de Goiás, tem Residência Médica em Pediatria pelo Hospital Geral de Goiânia; pós-graduação em Medicina do Trabalho pela UFG e área de atuação como Médica Pediatra e do Adolescente. Médica do Ministério da Saúde por 38 anos, da Secretaria Estadual de Saúde por 30 anos e do Instituto Goiano de Pediatria por 25 anos. Atuou por 25 anos no atendimento a recém-nascidos de alto risco e com síndromes raras, pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; e como coordenadora do Ambulatório Médico do Núcleo de Assistência Social Estrela D’Alva, obra social do Grupo de Edificação Espírita, por 30 anos. É espírita há 46 anos e palestrante espírita há 36 anos. Atende atualmente na Clínica PeDeAmor.
A fisioterapeuta Mônica Bastos Arruda Xavier de Souza, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem título de especialista em Fisioterapia Neurológica pela PUC-GO. Habilitada no método Reeducação Postural Global (RPG) pelo Instituto PH. E. Souchard de Reeducação Postural Global. Atuou no serviço público de saúde na cidade de Anicuns por 14 anos; é habilitada no método de Equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) e no método Horsemanship pela John & Josh Lyons Certified Trainer. Presidente da Associação de Equoterapia Bella Aurora de Anicuns há quatro anos, é empresária no ramo de franquia de vestuário há 17 anos e espírita há 35 anos. Concluiu o Curso do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita pelo Grupo de Edificação Espírita (GEE); é palestrante espírita há 26 anos; e membro titular da Academia há sete anos, ocupando a Cadeira nº 26.