Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Economia

Fieg participa de missão da CNI nos EUA contra tarifaço

Objetivo é reverter impactos das tarifas | 01.09.25 - 14:19 Fieg participa de missão da CNI nos EUA contra tarifaço Presidente da Fieg, André Rocha, integra comitiva ao lado de representantes das empresas goianas (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)
A Redação

Goiânia -
A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) vai participar de missão empresarial liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos Estados Unidos, com o objetivo de reverter ou mitigar os impactos das novas tarifas impostas pelo governo americano sobre produtos brasileiros. A missão será de 2 a 4 de setembro, em Washington.
 
O presidente da Fieg, André Rocha, integra a comitiva ao lado de representantes das empresas goianas Jalles Machado, Goiasa e Brasil Minérios, além da multinacional Raízen, que possui unidade instalada em Jataí, e da Inpasa, que possui usina em implantação em Rio Verde. As indústrias foram diretamente afetadas pela medida. A agenda inclui audiências públicas no Departamento de Comércio dos EUA (Seção 301), reuniões com congressistas, compradores americanos e entidades empresariais locais.
 
A delegação brasileira conta com 125 representantes da indústria nacional, incluindo multinacionais como Embraer, Alcoa, Caterpillar, Tramontina, Volvo e Stefanini, além de entidades como a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
 
Segundo André Rocha, a missão tem como foco principal discutir o tarifaço com autoridades e compradores americanos, construir estratégias conjuntas e buscar caminhos técnicos para minimizar os prejuízos. “Açúcar, etanol e vermiculita são os setores mais afetados. Só o açúcar orgânico representa até 90% da produção de algumas empresas goianas voltada ao mercado americano. Sem acesso ao mercado europeu, por conta de acordos com a Colômbia, essas empresas hoje não têm alternativas viáveis”, destacou.
 
Ainda de acordo com ele, existem duas frentes de atuação: a primeira é tentar incluir os produtos em uma lista de exceções; a segunda é negociar um acordo comercial específico, como já fizeram outros países. "Não é um confronto com o Governo Federal, mas sim uma frente complementar. Estamos fazendo o nosso papel como federação e como empresários, defendendo empregos e a continuidade das exportações”, complementou. 
 
Programação da missão
2 de setembro (terça-feira)
- Chegada da delegação brasileira;
- Reuniões internas com escritório de assessoria contratado pela CNI.
 
3 de setembro (quarta-feira)
- 7h30 – Panorama geral: relação comercial no contexto das tarifas e estratégia de atuação (Ballard Partners);
- 9h às 17h – Audiência pública da Seção 301 sobre o Brasil (US International Trade Commission, 500 E Street SW);
- 10h – Reunião no Capitólio;
- 12h às 16h00 – Reuniões bilaterais entre instituições brasileiras e contrapartes/parceiros nos EUA;
- 16h – Reunião com a embaixadora do Brasil em Washington;
- Sustentação oral do governo brasileiro e de entidades como CNI, CNA, Unica e produtores de etanol.
 
4 de setembro (quinta-feira)
- 8h45 às 11h30 – Diálogo Empresarial Brasil-EUA: impactos comerciais e estratégias para aprofundar a parceria econômica;
- Diálogo Setorial: estratégias de influência nas relações comerciais com os EUA: representantes de diferentes setores do Brasil e dos EUA;
- Discussão sobre impactos das medidas comerciais e caminhos para ampliar a parceria econômica: embaixador Roberto Azevêdo, consultor da CNI;
- Rodadas bilaterais Brasil x EUA com associações, compradores e entidades setoriais;
- Reuniões no Departamento de Comércio Exterior dos EUA e com congressistas.
 
Leia mais:
Fieg alerta que investimentos da FCA em Goiás são insuficientes
Presidente da Fieg considera plano contra tarifaço dos EUA positivo
PUC Goiás conquista múltiplos prêmios no 21º Prêmio IEL de Talentos

 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351