Caroline Louise
Goiânia - Goiânia começou esta sexta-feira (29/8) com temperaturas mais amenas e expectativa de instabilidade, mas os goianienses ainda terão que esperar pelo retorno consistente das chuvas. De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é de precipitações irregulares apenas na segunda quinzena de setembro.
“A princípio vamos ter temperaturas elevadas e umidade baixa. Vai continuar esse cenário. Estamos na expectativa de que, na segunda quinzena, ocorram algumas chuvas, mas ainda não é o período chuvoso definitivo”, explicou André, referindo-se à capital goiana.
Segundo ele, é preciso cautela, principalmente para os produtores rurais. “Temos que ter uma sequência de dias de chuva para que o cenário de estiagem se altere. Setembro terá chuvas muito irregulares por enquanto. É preciso paciência até que elas se consolidem, provavelmente em outubro”, destacou.
André também lembrou que cidades como Chapadão do Céu, Caçu, Quirinópolis, Montividiu, Jataí, Rio Verde, São Simão, Cachoeira Alta, Lagoa Santa e Santa Helena já registraram pancadas de chuva isoladas nas últimas horas. Apesar disso, o clima segue seco, com rajadas de vento que aumentam a poeira no ar e elevam o risco de queimadas. “Queimada neste período é crime, e sempre é importante ressaltar os grandes problemas que estão ocorrendo no nosso Estado”, alertou.