A Redação
Goiânia - Apontado como mandante de uma chacina que deixou oito mortos em um garimpo na divisa entre os estados do Amapá e Pará, José Endo Alves de Oliveira, de 46 anos, foi preso no último sábado (16/8), por policiais goianos. Segundo os agentes, o homem estava em Samambaia, no Distrito Federal.
A operação, que resultou ainda na prisão de um segundo suspeito, foi coordenada por equipes da Polícia Civil de Goiás (PCGO) incluindo o Grupo Antissequestro, o Grupo Especial de Investigação Criminal de Luziânia, a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, a Central de Flagrantes e o Pronto Atendimento ao Cidadão. O grupo trocou informações com a Polícia Civil do Amapá e com o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na ocasião da chacina, nove garimpeiros foram atacados enquanto negociavam terras em uma área de garimpo ilegal na divisa com o Pará, segundo a polícia. Oito deles foram mortos e um foi resgatado com vida. As investigações, inicialmente, apontaram que eles foram confundidos com assaltantes que roubaram ouro na região dias antes. Os corpos foram encontrados em diferentes pontos da mata e do rio Jari e duas caminhonetes que pertenciam às vítimas e foram usadas pelos suspeitos foram incendiadas.
Agora, José Endo ficará à disposição da Justiça e seguirá sob custódia, conforme decisão judicial.