A Redação
Goiânia - A GoiásFomento apoia projetos inovadores ao operar linhas de crédito da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre os exemplos de sucesso está a Ziontech Equipamentos Médicos, em Goiânia, que já colhe resultados do apoio recebido.
Referência nacional no desenvolvimento de aparelhos de endoscopia, a empresa, sediada no Jardim Novo Mundo, recebeu, em 2022, R$ 1,5 milhão por meio da linha de crédito GoiásFomento Finep Inovacred. O investimento possibilitou a criação de um endoscópio portátil, equipamento médico-hospitalar de uso tanto veterinário quanto humano, com alto grau de inovação. Entre seus diferenciais estão o baixo custo de manutenção e a alta portabilidade, resultado de um design compacto e leve.
“As empresas inovadoras têm muita dificuldade de acesso ao crédito e a GoiásFomento é uma das principais incentivadoras desse segmento, oferecendo linhas exclusivas. Sem esse apoio, muitos avanços tecnológicos não seriam possíveis”, afirmou o presidente da Agência, Rivael Aguiar Pereira.
Reconhecimento
O endoscópio da Ziontech conquistou o Prêmio Inovação da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) 2024, na categoria Inovação de Produto, destacando-se por ter 95% de nacionalização em sua fabricação. A conquista habilitou a empresa a pleitear um novo crédito para ampliar sua linha de produtos.
Segundo o diretor-executivo Elyon Silva dos Anjos, já foram comercializadas 17 unidades do equipamento. “Estamos buscando recursos para produzir mais 50 unidades e iniciar, a partir de 2026, a comercialização para uso humano”, revelou.
Atualmente, o produto é utilizado exclusivamente na área veterinária, em procedimentos de endoscopia digestiva e respiratória. Entre os clientes estão faculdades de medicina veterinária do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Brasília. A Ziontech também tem negociações para exportação para México, Costa Rica e Itália e mantém parcerias com professores do Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).