A Redação
Goiânia - A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) conquistou o segundo lugar no Prêmio Abep-Tic 2025, na categoria Melhor solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão, com o projeto Interoperabilidade de Exames Laboratoriais com HL7 FHIR. A premiação foi realizada na quinta-feira (7/8), em Brasília, durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública – Secop 2025.
A iniciativa, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis), promove a troca segura e padronizada de dados laboratoriais — como hemogramas — entre hospitais, laboratórios e sistemas de saúde. O concurso recebeu ao todo 270 projetos de órgãos do setor público de todo o Brasil, incluindo as três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Entre os finalistas, apenas uma pasta de saúde: a SES-GO.
Para o titular da SES-GO, Rasível Santos, a conquista reforça o compromisso do Governo do Estado e da secretaria com a inovação e a transformação digital. "Esse prêmio vem coroar todo o trabalho da secretaria e da nossa equipe de TI, que tem colocado o cidadão no centro do cuidado, para que possamos, cada vez mais, cuidar de todas as pessoas com saúde e levando para elas a presença do Estado por meio da tecnologia da informação", celebrou. O Prêmio Abep-Tic destaca iniciativas que geram impacto real na vida da população, estimulando a modernização e a excelência no serviço público.
Padronização
Segundo a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão, o projeto garante a implementação de hemogramas em HL7 FHIR, uma linguagem computacional extremamente complexa, que permite a interoperabilidade entre dados públicos e privados, com poder de padronização dos dados de saúde em escala global, de forma mais fluida e simples.
"O cidadão que realizar um hemograma em um laboratório privado, por exemplo, terá condições de enxergar isso dentro de seu prontuário eletrônico, mesmo que depois ele vá continuar o acompanhamento em uma unidade de saúde pública e vice-versa. Esse é o caminho do futuro, porque, nessa perspectiva, o proprietário de seus dados de saúde é o cidadão", explicou.
A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, Luiselena Esmeraldo, lembrou que este é o terceiro ano consecutivo em que a SES-GO é premiada pela Abep-Tic. “Em 2023, a secretaria foi coroada com a ferramenta Classificação de Atenção ao Recém-Nascido e, em 2024, com o Programa Meu PEP e a inteligência artificial SUSi”.
Outros vencedores
O primeiro lugar da categoria disputada pela SES-GO ficou com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul, com o projeto Ecossistema Digital como Estratégia de Resposta e Reconstrução em Contexto de Calamidade no RS. Já a terceira colocação foi conquistada pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), com o
aplicativo.