A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia realiza a limpeza de bocas de lobo na capital, com foco nas principais avenidas da reião central e em áreas com histórico de alagamentos, com objetivo de prevenir transtornos durante o período chuvoso.
Para fortalecer a operação e com a redução no número de solicitações para tapa-buraco, equipes que atuam na manutenção viária passam a auxiliar temporariamente na limpeza das bocas de lobo. Atualmente, sete equipes seguem com os serviços regulares de tapa-buraco, enquanto outras oito foram direcionadas para reforçar a limpeza da rede de drenagem, atendendo a uma demanda represada.
Segundo o diretor de Execução de Obras da Seinfra, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello, o apoio da população é fundamental. “É preciso que as pessoas não lancem lixo ou folhas nas ruas, pois isso obstrui a rede e dificulta o escoamento da água da chuva”, alerta.
Os trabalhos serão concentrados em áreas como a Marginal Botafogo, na região Central, e em bairros com pontos recorrentes de alagamento. A estratégia é desobstruir a rede nas partes mais altas dos setores, antes dos locais onde geralmente ocorrem enxurradas. “Antecipar a captação da água melhora o desempenho do sistema de drenagem”, explica Vinícius.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Seinfra realizou a limpeza de quase 20 mil bocas de lobo, mais de 161 mil metros de ramais, 1.445 poços de visita e cerca de mil bueiros. Além disso, mais de 202 mil buracos foram tapados em ruas e avenidas, por meio de mutirões. As solicitações de limpeza ou tapa-buraco podem ser feitas pelo aplicativo Prefeitura 24h.
Leia mais:
Ação educativa orienta motoristas a não jogarem lixo nas ruas de Goiânia