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Goiânia – "Conosco não haverá essa politicalha de direitos humanos". A frase, uma das mais diretas e impactantes declarações de Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018, ilustra o que foi a construção narrativa dessa figura pública com relação à temática e o quanto o padrão discursivo do ex-presidente refletia valores e crenças alinhados à extrema direita. Investigar o modelo de construção dessa narrativa e os impactos na sociedade foram os objetivos da tese de doutorado do publicitário e bacharel em Direito Leonardo Rezio, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O estudo adota o conceito de pós-verdade como eixo teórico central. Segundo o Dicionário Oxford, pós-verdade denota "as circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e à crença pessoal".
"A tese argumenta que o discurso digital de Bolsonaro não se caracterizou apenas pela disseminação de fake news, mas pela construção de uma realidade seletiva, na qual determinados grupos foram priorizados e outros, marginalizados", afirma o pesquisador, que é diretor de Publicidade Institucional na Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG. A tese descreve a complexa relação entre a comunicação política na era digital, a disseminação da pós-verdade e a percepção dos direitos humanos na sociedade brasileira.