A Redação
Goiânia - A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificou neste mês de abril as ações de orientação e conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos na cidade. Como parte dessa mobilização, foram registradas 5.006 notificações administrativas por descarte irregular nas calçadas. O levantamento aponta que 2.543 dessas notificações foram atendidas pelos moradores, enquanto 2.204 ainda aguardam solução.
Diariamente, as equipes de educadores ambientais percorrem bairros da capital para orientar a população sobre a forma correta de descartar resíduos. Entre os materiais encontrados com mais frequência estão restos de construção civil, móveis, eletrônicos, pneus, mato alto e lixo disposto fora das lixeiras apropriadas.
“Nós estamos com uma programação intensa de limpeza na cidade, e essa medida surge da necessidade de atualizar e manter os espaços urbanos limpos e organizados”, afirma o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.
A Comurg também intensificou as orientações em feiras, com 259 operações realizadas ao longo do mês. A medida visa garantir que o comércio siga as normas estabelecidas, contribuindo para a organização e limpeza das vias públicas.
As notificações administrativas geradas pela Comurg refletem o esforço da gestão em promover a conscientização da população sobre a importância do descarte correto de lixo e o impacto positivo na qualidade de vida da comunidade.
“É importante destacar que regularizar a situação pode transformar a aparência das calçadas e também facilitar a circulação dos pedestres e das pessoas com deficiência”, exemplifica Cleber Aparecido. Ele destaca que é fundamental que todos os moradores colaborem para reduzir os casos de descarte irregular. “A educação ambiental e o respeito às normas de higiene urbana são essenciais para criar um ambiente mais agradável e saudável, além de serem exigências do Plano Diretor Municipal, completa o presidente da Companhia.
Com essas ações de orientação e conscientização, a Comurg espera aumentar o número de atendimentos e diminuir o índice de notificações pendentes nas próximas semanas.