A Redação
Goiânia - A presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, acompanhada dos gerentes Gabriel Tenaglia e Pedro Baima, se reuniu nesta quinta-feira (15/5) a com o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, para apresentar uma proposta relacionada à drenagem urbana para os terminais de Goiânia. O projeto da Prefeirura consiste na construção de caixas de retenção e infiltração para diminuir o escoamento das águas das chuvas pelas ruas e avenidas.
“Apresentamos um modelo conceitual para o terminal da Praça da Bíblia que pode ser adaptado para o local e também para os demais terminais”, explicou Zilma Peixoto.
As caixas de infiltração consistem em escavações feitas no solo e a construção de uma espécie de contenção, formando uma caixa abaixo do nível da rua. Quando chove, a água entra nessas caixas e vai sendo absorvida ao longo do tempo, evitando o acúmulo de água na rua. “Vamos reter a água à montante (nas áreas mais altas) para que ela não vá se acumulando, chegando com muita força e volume nas áreas mais baixas da cidade” explicou Pedro Baima.
O presidente da CMTC avaliou positivamente o projeto e se dispôs a contribuir como for possível, adaptando o conceito à realidade dos terminais goianienses. “Como próximos passos, vamos realizar reuniões entre as equipes da Prefeitura e Companhia para acertarmos os detalhes” afirmou.
Também participaram da reunião o assessor da presidência da CMTC, Domingos Sávio; o diretor executivo da RedeMob Consórcio, Leomar Avelino; e o diretor de transportes da RedeMob, Cezane Eduardo Siqueira.