João Unes e Ludymila Siqueira
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Progressista), embarca no início da noite deste sábado (10/5) para Nova York, nos Estados Unidos, onde cumpre, a partir de segunda-feira (12/5), uma agenda com foco em economia, política e meio ambiente. Com a viagem, o vice-governador Daniel Vilela (MDB) assume novamente o comando do Estado, como governador em exercício, até o dia 15 de maio. Esta é a 11ª vez que o emedebista ocupa o cargo durante o segundo mandato de Caiado.
A programação internacional do governador goiano inclui compromissos com autoridades, empresários e representantes dos setores público e privado. A primeira agenda será uma visita à sede do Google, em Nova York, já na segunda-feira (12), acompanhado do secretário estadual de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Na terça-feira (13), Caiado participará de dois eventos de destaque. O goiano vai integrar um painel do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) sobre as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos, ao lado de outros governadores , como Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo.
Ainda no mesmo dia, Caiado participa do Fórum VEJA Brazil Insights, que reunirá lideranças políticas e empresariais para discutir os desafios e oportunidades do Brasil nos cenários político e econômico. A abertura do evento será conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Entre os participantes confirmados no fórum estão o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos); os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o senador Ciro Nogueira (Progressistas). O empresário Wesley Batista, da JBS, também participará das discussões.
Na quarta-feira (14), o governador de Goiás marca presença no Summit Valor Econômico – Brasil-USA, que irá debater os possíveis impactos de um novo mandato de Donald Trump sobre o Brasil. O evento abordará temas como geopolítica, comércio, meio ambiente e as perspectivas de cooperação bilateral entre os dois países, com a participação de especialistas, autoridades e CEOs de empresas brasileiras e americanas.