Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Filme estreia neste sábado (10/5) | 07.05.25 - 12:42
(Foto: Gustavo Burns) A Redação
Goiânia - O documentário de média-metragem Porto das Antas, que narra a jornada de um grupo de amigos que transformou uma terra ameaçada em reserva ecológica. A obra, com estreia marcada para às 14 horas deste sábado (10/5), no Cine Cultura, em Goiânia, resgata a criação e os 25 anos de resistência para manutenção da Reserva Ecológica Porto das Antas, localizada no município de Serranópolis, interior de Goiás. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos pode ser feita a partir de uma hora antes da sessão.
A área, que possui 171 hectares de Cerrado nativo, foi adquirida no ano 2000, por meio de um consórcio de 14 amigos, que se uniram em torno do propósito de proteger o local e garantir um espaço seguro para a fauna e flora. Recentemente, 144 hectares foram reconhecidos oficialmente como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o que reforça o compromisso dos idealizadores com a conservação ambiental e amplia a proteção do território.
Ao longo do filme, dirigido por Amanda Costa e Fausto Borges, o espectador é conduzido por um dos criadores da reserva, que narra memórias, desafios e conquistas vividos ao longo de duas décadas e meia de proteção à natureza. A narrativa revela como, mesmo diante de ameaças recorrentes como incêndios criminosos, caça ilegal e degradação ambiental, a força do Cerrado e a dedicação de seus guardiões resistem.
A obra apresenta paisagens exuberantes e espécies ameaçadas que encontraram ali um lar seguro — como o tatu-canastra, a onça pintada, o tamanduá-bandeira, a anta, entre tantos outros. Ao mesmo tempo, propõe uma reflexão profunda sobre a fragilidade e a potência do bioma que abriga rica biodiversidade e enfrenta altos índices de devastação.
O documentário oferece uma perspectiva histórica da Reserva e destaca como a união entre pessoas pode transformar sonhos em realidades concretas. Ao apresentar as complexidades de manter viva uma reserva ecológica no Brasil de hoje — incluindo dificuldades financeiras, conflitos internos e obstáculos ambientais — Porto das Antas reforça a importância da luta coletiva na defesa da vida.
O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Serviço: Lançamento do documentário Porto das Antas
Quando: 10 de maio (sábado) Horário: 14 horas Onde: Cine Cultura - Centro Cultural Marieta Telles Machado - Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 - Centro, Goiânia - GO.