A Redação
Goiânia - Dois pesquisadores da Universidade Federal de Goiás 9UFG) estão entre os finalistas da 4ª edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti. O resultado preliminar foi divulgado na última quarta-feira (2/4) pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Os pesquisadores José Alexandre Felizola Diniz Filho e Wendell Karlos Tomazelli Coltro representam Goiás na disputa nacional.
José Alexandre Felizola Diniz Filho, finalista na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas na área de biodiversidade e conservação, contribuindo de maneira significativa para o estudo e preservação dos biomas brasileiros. “Fiquei muito honrado e orgulhoso com essa indicação. É um reconhecimento que valoriza não apenas os nossos projetos, mas também a trajetória de apoio que temos recebido da Fapeg ao longo dos anos. Seja com o nosso Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ou com as pesquisas recentes no Araguaia Vivo, esse suporte tem sido essencial. Premiações como essa ampliam a visibilidade do nosso trabalho e mostram o protagonismo da ciência feita em Goiás”, afirmou.
Wendell Karlos Tomazelli Coltro é finalista na categoria Pesquisador Inovador – Inovação para o Setor Empresarial, desenvolvendo pesquisas com tecnologias inovadoras aplicadas à saúde e ao setor produtivo. Ele comemorou a indicação e destacou a importância do trabalho em equipe nas pesquisas desenvolvidas na UFG. “Estou muito feliz em ser finalista do Prêmio CONFAP. Este reconhecimento é resultado de um trabalho realizado na fronteira do conhecimento, por um grupo de pesquisa multidisciplinar. Espero seguir contribuindo para que o Instituto de Química e a UFG sejam protagonistas no desenvolvimento científico e tecnológico, criando produtos, processos e metodologias capazes de oferecer soluções concretas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.
Ambos os pesquisadores já haviam sido premiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) durante o Prêmio Goiano de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em fevereiro deste ano, evento que destaca anualmente os principais nomes da ciência goiana.
Ciência feita em Goiás
Para o presidente da Fapeg, Marcos Arriel, a indicação dos pesquisadores goianos reforça a importância da ciência feita em Goiás. “Estar entre os finalistas de uma premiação nacional tão relevante como o Prêmio CONFAP evidencia não apenas o talento individual desses pesquisadores, mas também o papel decisivo da Fapeg em fomentar projetos científicos de alto impacto. Esses resultados mostram que Goiás está cada vez mais forte no cenário nacional de ciência e inovação”, destacou.
O Prêmio Confap – Professor Ennio Candotti é promovido pelo Confap, conta com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia oficial, com data ainda a ser divulgada.
Leia mais:
Caiado embarca para Salvador para etapa importante do projeto presidencial