José Abrão e João Unes
Salvador – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamou de "omisso", ao comentar a atual situação do governo federal. A declaração foi dada durante uma concorrida entrevista coletiva no evento de lançamento da pré-campanha caiadista ao Palácio do Planalto em 2026, na manhã desta sexta-feira (4/4), em Salvador (BA).
“Uma inflação que vem aí; uma taxa de juros hoje insuportável; uma inibição completa do setor produtivo. Como consequência, até uma cesta básica já está se tornando insustentável para a população mais humilde do nosso país”, enumerou Caiado. Segundo ele, o presidente “se omite nas decisões, responsabiliza governadores e prefeitos diante de um país que tem a maior safra e que, no entanto, tornou-se muito mais caro para produzir devido à taxa de juros”.
O governador também criticou a medida do governo federal que autorizou empréstimos por meio do FGTS, classificando-a como “a maior agiotagem praticada no Brasil”. “Hoje, ao tomar R$ 50 mil emprestados e fazer a simulação, em que a garantia é o próprio FGTS, ele vai pagar mais de R$ 109 mil, mais de 100% em cima de um empréstimo que é o dinheiro dele”, exemplificou o goiano, acrescentando que "o governo se perdeu". "Está totalmente em descompasso com a realidade do que se espera de um governante”, concluiu Caiado.
Leia mais
Quase 130 prefeitos goianos prestigiam evento de Caiado em Salvador