A Redação
Goiânia - A equipe de fiscalização ambiental da Prefeitura de Goiânia derrubou um muro que estava sendo ilegalmente construído em uma Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Botafogo. A ação foi realizada na manhã desta quinta-feira (3/4) após o recebimento de denúncias. O material da construção foi apreendido e o responsável foi multado em R$ 10 mil.
A primeira fiscalização foi realizada pela equipe na última sexta-feira (29/3), quando os auditores fiscais verificaram o início da obra. O responsável não estava presente mas os agentes apreenderam todo o material que estava guardado. Esta semana, ao fazer nova fiscalização, os profissionais constatam que a obra seguia. Por isso, acompanhada da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, a equipe derrubou o muro de cerca de 15 metros de extensão, que estava sendo ilegalmente construído.
O diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), João Peres, explicou que a fiscalização seguirá fazendo inspeções no local para que não haja reincidência na infração. “Apesar de o responsável não estar no local, nossa inteligência o identificou e multou conforme previsão da legislação federal” explicou.
Área de Preservação Permanente
As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são regiões protegidas por lei que visam preservar a biodiversidade, os recursos naturais e o solo. Elas podem ter vegetação nativa ou não, mas desempenham uma função ambiental essencial.