A Redação
Goiânia - Oito novas ambulâncias foram destinadas nesta terça-feira (1º/4), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aparecida de Goiânia. O evento ocorreu na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela e a entrega simbólica foi feita pelo prefeito Leandro Vilela e o secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.
O ato, segundo o chefe do Executivo municipal, representou a renovação de 70% da frota do serviço de urgência médico-hospitalar na cidade e marcou um novo momento da saúde pública aparecidense. Com investimentos garantidos por meio do Novo PAC, do governo federal, os carros estavam parados desde novembro de 2024 e foram regularizados pela atual gestão para entrar em operação.
As novas viaturas, três Unidades de Suporte Avançado (USA) e cinco de Suporte Básico (USB), são completamente equipadas e representam mais de 70% da renovação da frota da cidade. Os veículos foram encaminhados pelo Ministério da Saúde ainda em novembro de 2024, mas foi a atual gestão que, com responsabilidade e agilidade, realizou os trâmites pendentes, como emplacamento e seguros, tornando possível a sua utilização.
Cada ambulância entregue é do modelo Renault Master 2024/2025, equipada com motor a diesel de 136 cavalos. O valor unitário é de R$ 289 mil, totalizando mais de R$ 2,3 milhões em investimentos diretos na saúde da cidade.
Parceria com governo federal
Ao entregar as chaves das novas ambulâncias, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância da ação. “Estamos aqui hoje para entregar resultados. São veículos zero quilômetros que irão servir a nossa população e que simbolizam a parceria eficaz entre Aparecida e o Ministério da Saúde. Resolvemos as pendências deixadas pela gestão anterior e estamos colocando os veículos para rodar e salvar vidas”, declarou o prefeito que estava acompanhado do vice-prefeito João Campos, do ex-prefeito Gustavo Mendanha, dos vereadores e dos secretários municipais.
Em seu discurso, Olavo Noleto exaltou a renovação da frota do SAMU no Brasil, destacando que Aparecida é uma das primeiras cidades do Brasil a receber essa nova frota de ambulâncias. “Aparecida é referência em saúde pública e gestão, e o prefeito Leandro Vilela tem sido exemplar na administração do município, estando na ponta da Saúde. Com essas novas ambulâncias, Aparecida dá um grande passo no fortalecimento do SAMU e na melhoria da qualidade do atendimento à população”, disse Noleto.
Noleto também destacou que a aquisição dos veículos foi resultado de um esforço conjunto da bancada goiana no Congresso, e não de uma emenda individual. “Essa é uma conquista coletiva. O governo federal está olhando para os municípios que mostram capacidade de gestão, e Aparecida está entre eles”, completou.
Substituição em boa hora
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, comemorou a renovação da frota, lembrando que desde 2018 não havia troca de ambulâncias e agora estão sendo substituídas. "Com a entrega dessas oito, que representam mais de 70% da frota, e com a promessa do governo federal de enviar mais três, alcançaremos 100% de renovação. Isso garantirá um tempo de resposta mais rápido e um atendimento com maior qualidade para os cidadãos de Aparecida", afirmou ele.
Agilidade - Emily Estevam, diretora-geral do SAMU de Aparecida, destacou que as novas ambulâncias terão um impacto direto na qualidade do atendimento. "Atualmente, nossa média de tempo de resposta é de dez minutos, o que já está dentro dos padrões do Ministério da Saúde. Com as novas ambulâncias, poderemos atender com mais agilidade e eficiência, especialmente nos casos mais graves, como AVC’s, traumas, infartos e diabetes descompensadas", explicou.
Leia mais:
Ministra visita Goiânia para debater políticas públicas voltadas às mulheres
Capacidade de Pagamento de Goiânia tem nota C e crise se agrava
Obras da Casa da Mulher Brasileira serão retomadas em Goiânia