Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SAÚDE

Caiado lança campanha de vacinação contra Influenza em Goiás

Ação busca alcançar 90% do público-alvo | 01.04.25 - 13:04 Caiado lança campanha de vacinação contra Influenza em Goiás Caiado lança campanha de vacinação em Goiás (Foto: André Saddi)
A Redação

Goiânia
- A campanha de vacinação contra a Influenza em Goiás, foi lançada nesta terça-feira (1º/4) pelo governador Ronaldo Caiado, com foco nos grupos prioritários. A ação, em parceria com as prefeituras, busca alcançar pelo menos 90% do público-alvo. Durante o lançamento, Caiado destacou a importância de manter o histórico positivo do Brasil em cobertura vacinal. “Não podemos quebrar aquilo que o Brasil sempre foi uma referência, que é o bom quadro vacinal de todas as doenças”, enfatizou. 
 
Durante o evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF), no conjunto Riviera, em Goiânia, Caiado ressaltou a importância da imunização para evitar casos graves de gripe e a sobrecarga nos hospitais. “A cobertura vacinal do ano passado foi de apenas 55% [no Brasil]. A consequência disso é a ocupação de leitos, riscos de vida e pessoas tendo de recorrer à UTI, impedindo que sejam tratadas ali vítimas de acidentes, por exemplo”, alertou. “A objeção coloca em risco a vida da pessoa, de familiares e toda a sociedade”, completou o governador. 
 
Goiás antecipou em 10 dias o início da vacinação em relação ao calendário nacional. Neste primeiro momento, o imunizante estará disponível apenas aos grupos prioritários, como idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças a partir de seis meses até menores de seis anos, entre outros. Para dar o exemplo a população, o governador, que faz parte do grupo prioritário, recebeu a dose do imunizante durante o lançamento da vacinação. 
 
Com a proximidade do período crítico de transmissão, o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, alertou para o período sazonal da Influenza, entre abril e maio. “A maneira mais eficaz de se evitar é a vacinação. Protege as pessoas e também o sistema de saúde, diminuindo a pressão por demanda de internação”, analisou. “Hoje é um dia importante, e a Prefeitura de Goiânia lança a vacinação com 14 postos. Isso será ampliado conforme a demanda”, garantiu o prefeito da capital, Sandro Mabel.
 
A gestante Beatriz Laval foi uma das primeiras pessoas a ser imunizada em Goiânia.  “A vacinação me protege, e também a minha criança”, pontuou. Já a lavradora Débora Barros estava na unidade de saúde para uma consulta de seu filho, de 1 ano e 10 meses, e já aproveitou para garantir a proteção dele. “É muito importante para a saúde do meu bebê”, afirmou. 
 
Público-alvo
Este ano, a vacina contra a Influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Vacinação (PNI) para crianças menores de seis anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.  
 
Durante o período da vacinação contra Influenza, a vacina também está disponível para puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, da educação e dos correios, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
 
Números
A vacina de 2025 é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Até o momento, Goiás já recebeu duas remessas, totalizando 672 mil doses. O estado deve receber, ao todo, mais de 2,8 milhões de vacinas ao longo da campanha. O imunizante estará disponível em mais de 900 salas de vacinação em todo o estado. 
 
Em 2024, a cobertura vacinal para a Influenza foi de 55,19% no país e 48,67% em Goiás, percentual considerado abaixo do ideal pelas autoridades de saúde. O Dia D de Vacinação será realizado no dia 10 de maio. 
 
Este ano, Goiás já registrou 2.122 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 96 delas causadas por Influenza.  As chamadas SRAGs são as formas graves tanto de Influenza como de outros agravos respiratórios e, em geral levam à internação, podendo resultar no óbito do paciente. Quatro mortes foram confirmadas por Influenza A este ano no estado e uma por Infuenza B e outros sete óbitos por SRAG estão em investigação.

Leia mais:
Caiado embarca para Salvador para etapa importante do projeto presidencial

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351