A Redação
Goiânia - A equipe do Sistema OCB/GO foi a vencedora do Hackathon GO! Uai Tech, promovido pela Prefeitura de Goiânia, com uma solução inovadora para a gestão de resíduos sólidos entre 60 participantes. A proposta envolve a criação de um aplicativo que conecta grandes geradores a cooperativas, oferecendo rotas eficientes para o descarte de recicláveis e orgânicos. A premiação ocorreu neste domingo (30/3), no HUB Goiás.
“Pensamos também em uma espécie de usina de compostagem, onde as coops possam trabalhar esse material para transformá-lo em bioinsumos. A intenção é que as 12 cooperativas da capital possam participar desse processo. O aplicativo também faria um trabalho de educação ambiental, sobretudo nas escolas”, explicou o coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes, membro da equipe vencedora.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, afirmou que a solução é importante tanto por seus aspectos sociais, quanto pelos econômicos. “Esperamos que a solução apresentada seja desenvolvida e implementada, de modo a melhorar a consciência da população, o aumento da reciclagem em nossa capital e as condições de renda das pessoas que vivem da reciclagem de resíduos”, disse.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as cooperativas têm preferência no recebimento do material reciclável das cidades. No entanto, em Goiânia, as cooperativas ainda não recebem material de qualidade da coleta dos resíduos sólidos.
Leia mais:
OCB/GO promove em Goiânia fórum sobre o uso de IA nos negócios