Ludymila Siqueira
Goiânia - O lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à Presidência da República teve nova mudança de local. O evento será realizado no Centro de Convenções de Salvador (CCS), onde iria ocorrer inicialmente. A solenidade ocorrerá na próxima sexta-feira (4/4), às 9 horas. A mudança de local foi confirmada pela equipe do governador à reportagem do jornal A Redação.
Na quarta-feira (26), o chefe do Executivo goiano divulgou que o local havia sido alterado para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Um dos fatores que motivaram a mudança de local é a homenagem receberá. Caiado será agraciado com o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, em reconhecimento à trajetória política do governador e também por sua relação com o Estado. No entanto, a pré-candidatura será lançada no Centro de Convenções de Salvador.
A ideia de aproveitar sua viagem a Salvador, onde também será homenageado com o título de Cidadão Baiano e receberá a Comenda 2 de Julho, faz parte de uma estratégia para ampliar sua visibilidade no Nordeste, considerado um reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Mais de 100 prefeitos goianos, parlamentares e representantes do setor produtivo de Goiás devem participar do evento. O governador vê o lançamento da pré-candidatura como um ponto de partida para uma série de viagens pelo Brasil, onde pretende fortalecer sua imagem e apresentar suas propostas.
Slogan de pré-candidatura
"Coragem para endireitar o Brasil". Esse é o slogan de pré-campanha de Caiado à Presidência da República. A frase e a estratégia preliminar foram definidas com seus auxiliares mais próximos e profissionais ligados ao União Brasil. O goiano optou, neste primeiro momento, por dispensar a contratação de um marqueteiro para iniciar sua corrida ao Palácio do Planalto.
A escolha do slogan busca acentuar duas características: a "coragem" para o enfrentamento dos problemas, como a crise de segurança pública, e a disposição para "endireitar", no sentido de consertar o país.
Caiado desponta como um dos principais nomes da direita na corrida eleitoral e, desde o ano passado, tem reforçado sua intenção de disputar a Presidência em 2026. Nos últimos meses, ampliou articulações e intensificou debates para consolidar seu nome no cenário nacional. "Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil", declarou nesta semana, após especulações sobre possível mudança de data do evento de lançamento da pré-candidatura.
Leia mais:
“Coragem para endireitar o Brasil” será o slogan da pré-campanha de Caiado