Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

SAÚDE

Goiás amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

Medida vai até 30 de junho | 25.03.25 - 08:23 Goiás amplia vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos Goiás amplia vacinação contra HPV para adolescentes (Foto: Iron Braz)
A Redação

Goiânia
- Adolescentes de 15 a 19 anos poderão se vacinar contra o HPV (Papilomavírus Humano) em Goiás a partir de abril. A ampliação temporária, válida até 30 de junho, foi anunciada pelo Governo do Estado e busca proteger quem não recebeu a dose entre 9 e 14 anos, faixa etária recomendada. A ação tem com objetivo reduzir os riscos de câncer associado ao vírus, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus. A ampliação do público é temporária e vai até 30 de junho, após essa data a vacina volta a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos. 
 
A secretaria ressalta a importância da vacinação na prevenção do câncer do colo do útero, responsável por centenas de mortes anuais em Goiás. Segundo dados da Coordenação de Oncologia da SES, em 2022 foram registrados 868 casos e 238 óbitos pela doença. Em 2023, os números subiram para 935 casos e 249 mortes, enquanto em 2024 foram contabilizados 595 casos e 242 óbitos. O HPV é responsável por 99% dos casos desse tipo de câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 
 
A SES enfatiza a importância da vacina, destacando a facilidade da imunização, já que é disponível no SUS. A ampliação da faixa etária é uma medida para aumentar a proteção e reduzir a vulnerabilidade de adolescentes. A secretaria ainda orienta que os municípios diversifiquem as estratégias de atendimento, como por exemplo a vacinação nas escolas, criação de horários alternativos e busca ativa de não vacinados para ampliar a cobertura vacinal. 
 
Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão. A SES reforça que a vacina é segura e eficaz, e a imunização é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus. "A vacina é uma ferramenta poderosa para proteger nossa população, especialmente os jovens, que estão em uma fase de maior exposição ao HPV", destaca a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da SES, Cristina Laval. 
 
A campanha também busca conscientizar a população sobre os riscos do HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser assintomática, mas capaz de causar lesões que evoluem para câncer. A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, mas também pode acontecer por contato direto com a pele ou mucosas infectadas.  
 
Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A SES reforça que a prevenção é o melhor caminho para reduzir os casos e óbitos por câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV.

Leia mais:
Goiás vai receber 188 mil doses da vacina contra a gripe

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351