Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Expedição Rio Meia Ponte fortalece luta por preservação

Ação teve início nesta quinta-feira (20) | 20.03.25 - 18:35 Expedição Rio Meia Ponte fortalece luta por preservação (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia - 
A 3ª Expedição Rio Meia Ponte começou na manhã desta quinta-feira (20/3), na Vila Roriz, em Goiânia. Com mais de 40 parceiros e 60 atividades planejadas, a expedição, coordenada pela vereadora Kátia (PT) e encampada pela Câmara de Goiânia, tem como objetivo acompanhar a qualidade da água do rio e reforçar ações para sua preservação.
 
"É um projeto grande e que vem aumentando a cada ano. Começamos com 15 parceiros, e este ano já são mais de 40”, explica a vereadora. “Temos duas estações ambientais fixas e diversos pesquisadores da UFG, da PUC, do IFG e da UEG percorrendo as margens do Meia Ponte e navegando em vários pontos do rio, medindo a vazão, colhendo amostras de água e solo, observando a fauna e a flora, identificando pontos de degradação e descarte irregular de lixo e esgoto... tudo para atualizarmos a Carta das Águas, que começamos a fazer em 2023", destaca Kátia.
 
Além de mapear os problemas e gerar informações científicas para políticas públicas, a expedição tem conquistado um impacto direto na mudança da percepção da população sobre o Meia Ponte. "Existe aquela piada de que, se não presta, joga no Meia Ponte... e estamos mudando isso. Muitas pessoas passaram a ver o rio com outros olhos. Moradores que participam da expedição como voluntários ou visitam as estações ambientais se encantam com a beleza do rio”, afirma. “E várias crianças que estiveram nas estações descobrem que dentro da cidade também tem um rio bonito, que lembra o Araguaia, segundo elas, mas que é fundamental para nossa vida porque abastece de água as nossas casas", pontua a vereadora.
 
Outro impacto direto da iniciativa é a conscientização sobre a importância da preservação do rio tanto para o presente quanto para o futuro. "Apesar dos resultados de recuperação não serem imediatos, a expedição não tem importância apenas para o futuro, mas para o presente”, ressalta a parlamentar. “A Bacia do Meia Ponte é a principal fornecedora de água para a Região Metropolitana de Goiânia. Então, nós precisamos que esse rio tenha água de qualidade e, para isso, precisamos preservar e recuperar o Meia Ponte. Além disso, preservar o rio e suas matas ciliares ajudará a melhorar a qualidade do ar em Goiânia e a amenizar as altas temperaturas na cidade", explica Kátia.

Leia mais:
Câmara de Goiânia promove 3ª Expedição Meia Ponte a partir desta quinta (20)
 
Programação
A 3ª Expedição Rio Meia Ponte vai até sábado, Dia Mundial da Água, com uma programação que inclui oficinas de mapeamento participativo, limpeza das margens, distribuição de mudas nativas do Cerrado e ações educativas, além do trabalho de pesquisa e análise realizado pelas universidades. Os dados coletados na expedição compõem a Carta das Águas, um documento técnico-científico que permite o acompanhamento das condições do rio ao longo dos anos e serve de base para propostas de recuperação ambiental.
 
"A expedição não tem caráter fiscalizatório, ela é científica e educativa, mas é claro que todos os pontos de degradação, de irregularidades, de descartes de lixo e esgoto são mapeados e encaminhados para os órgãos competentes tomarem as medidas cabíveis", explica a vereadora.
 
Kátia também reforça que a expedição será anual com o objetivo de monitorar o rio e promover as intervenções necessárias para recuperação e conservação do manancial. “Queremos que, em 10 ou 15 anos, o Meia Ponte não apenas tenha uma qualidade de água muito melhor, mas também se torne um espaço de lazer e contemplação para todos", conclui Kátia.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351