Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agropecuária

4º Festival do Cordeiro consolida Hidrolândia como polo da ovinocultura

Evento ocorre de 29 de abril a 3 de maio | 20.03.25 - 08:48 4º Festival do Cordeiro consolida Hidrolândia como polo da ovinocultura Cordeiro (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Hidrolândia, a 26 km de Goiânia, já é conhecida como “cidade das águas e maior pomar de jabuticabas do Brasil”. Agora, o município caminha para consolidar sua posição como polo estratégico da ovinocultura nacional. Recentemente reconhecida pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como centro de fomento à criação de ovinos, Hidrolândia se prepara para sediar a 4ª edição do Festival do Cordeiro de 29 de abril a 3 de maio, no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo. Cerca de 50 mil pessoas devem visitar o evento. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
 
O festival será lançado oficialmente nesta segunda-feira (24/3), às 9h, durante reunião técnica na sede da Associação Goiana de Municípios (Rua 98 n.127 Qd.F16 St. Sul) com participação das principais entidades ligadas ao setor agropecuário. O encontro visa construir uma agenda positiva para desenvolver a ovinocultura goiana, trazendo como pauta os pontos cruciais como - oportunidades de geração de renda extra para agricultores familiares, abate no Estado e promoção da carne de cordeiro na gastronomia brasileira. 
 
Segundo a última Pesquisa da Pecuária Municipal, o rebanho nacional de ovinos cresceu mais de 20%, em apenas uma década. Saltando de 17 mil cabeças em 2013 para 22 mil cabeças em 2023. O crescimento do evento reflete o quanto o produtor goiano está atento a esse nicho de mercado.
 
Quando o festival começou há quatro anos haviam apenas dois produtores na cidade. Hoje, são 39 criadores registrados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do Sindicato Rural de Hidrolândia oferta assistência técnica e gerencial (ATeG) para aproximadamente 100 produtores rurais no município. Em Goiânia, o preço do quilo da carne de cordeiro aproxima-se R$ 50/kg, mas ainda é difícil encontrar o produto fora de empórios e casas especializadas. Boa parte dos cortes nobres consumidos em Goiás vem do Uruguai.
 
Leia mais
Goiás deve ter recorde no valor bruto da produção agropecuária em 2025

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351