A Redação
Goiânia - A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve em Goiânia nesta quarta-feira (12/3) para lançar o projeto Pop Rua Cidadã, idealizado pela vereadora Kátia (PT). A iniciativa busca fortalecer políticas públicas voltadas à população em situação de rua na capital.
Durante o evento, realizado na Câmara Municipal, a ministra destacou a importância de iniciativas que garantam dignidade, assistência social e inclusão para essas pessoas. “A população em situação de rua não pode ser ignorada. Precisamos construir uma rede de apoio, com acesso à saúde, moradia e oportunidades”, pontuou. "No Ministério, temos o plano Ruas Visíveis, que reúne medidas para garantir os direitos e a dignidade da população em situação de rua. Além disso, estamos dialogando com estados e, principalmente, com os municípios, pois é nas portas das Câmaras de Vereadores e das secretarias municipais que essas pessoas buscam ajuda", afirmou.
Segundo a ministra, o governo federal está comprometido com essa pauta, e projetos como o Pop Rua Cidadã, da vereadora Kátia, são fundamentais para fortalecer essa política. “O Pop Rua Cidadã demonstra que é possível unir esforços para garantir que ninguém seja deixado para trás. O Ministério dos Direitos Humanos está de portas abertas para apoiar iniciativas como essa”, afirmou.
Pop Rua
A vereadora Kátia Maria, idealizadora do projeto, reforçou que a iniciativa é resultado de um trabalho iniciado desde o início de seu mandato. "Desde que cheguei à Câmara, em 2023, percebi o crescimento da população em situação de rua em Goiânia. Por isso, destinamos mais de R$ 1 milhão em emendas para estruturar políticas eficazes em parceria com instituições como PUC, UFG e IFG”, explicou.
Kátia destacou que a proposta vai além do assistencialismo, buscando a criação de uma rede de acompanhamento e inclusão social. “Cada pessoa em situação de rua tem uma história, e não podemos tratar essa política de forma genérica. Há aqueles que precisam de atendimento de saúde, outros de assistência social e também aqueles que necessitam de moradia. Nosso trabalho é garantir que cada um seja encaminhado da forma correta”, afirmou.
Além do lançamento do Pop Rua Cidadã, Kátia reforçou a cobrança para que a Prefeitura de Goiânia apresente o Plano Municipal para a População em Situação de Rua, que segue sem implementação. “Cobramos a gestão municipal para que apresente um plano efetivo e realize um novo censo, pois ter dados concretos qualifica nossa atuação”, destacou.
Na oportunidade, a vereadora também encaminhou à ministra Macaé Evaristo um requerimento pedindo a instalação dos Pontos de Apoio às População de Rua, em Goiânia. O programa visa oferecer serviços essenciais à população em situação de rua, como higiene pessoal, atendimento básico de saúde e guarda de pertences. Esses espaços serão organizados em parceria com entidades da sociedade civil, garantindo acolhimento e acesso a direitos fundamentais.
“Esses Pontos de Apoio são muito importantes porque, para essa população, muitas vezes, alguns direitos básicos são negados”, explicou a ministra. “Essas pessoas não têm acesso nem mesmo a um banheiro ou a água para higiene pessoal. Os Pontos de Apoio garantem esses direitos básicos, além de oferecer acolhimento, regularização de documentos e encaminhamentos para outros serviços", concluiu a ministra.
O evento reuniu lideranças políticas, representantes de entidades sociais e membros da sociedade civil, reforçando o compromisso com uma Goiânia mais inclusiva e acolhedora para todos.