Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Assembleia Legislativa

Bruno Peixoto promove homenagem à Apae Goiânia

Entidade atende cerca de 600 pessoas | 26.02.25 - 08:58 Bruno Peixoto promove homenagem à Apae Goiânia (Foto: Carlos Costa/Alego)
A Redação 

Goiânia -
 O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB), conduziu a sessão solene extraordinária em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia). A entidade foi fundada em 1969 e atualmente atende cerca de 600 usuários e suas famílias em áreas como assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mercado de trabalho). Durante a solenidade, foram entregues Certificados de Mérito Legislativo aos homenageados.
 
Além do propositor da iniciativa, compuseram a mesa dos trabalhos o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Issy Quinan (MDB); o corregedor da Casa, deputado Lineu Olímpio (MDB); o presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana; o representante da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Willian Veloso (PL); e o prefeito do município de Silvânia e vice-presidente da Feapaes-GO, Carlos José Mayer dos Santos (UB).
 
Também participaram a presidente da Apae Goiânia e diretora social da Feapaes-GO, Carmem Marize Lima; o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto Vieira Rodrigues; o presidente da Apae Silvânia, Manoel Caixeta Neto; o procurador jurídico das Feapaes e da Apae Goiânia, Eduardo Vieira Mesquita; além dos autodefensores estaduais das Apaes, Vitória Almeida dos Santos e Victor Augusto Araújo Holanda.
 
Na condução dos trabalhos, o presidente da Casa anunciou que ele e o deputado Issy Quinan destinarão parte de suas emendas impositivas (recurso público para projetos, obras ou instituições definidas no orçamento do Estado) para a realização das Olimpíadas da Apae em Goiás, possibilitando uma edição mais abrangente e significativa.
 
O deputado Issy Quinan (MDB) destacou o papel fundamental da instituição na inclusão e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele reafirmou seu compromisso com o fortalecimento das ações da entidade e a ampliação das políticas públicas voltadas à acessibilidade e igualdade de oportunidades.
 
“A Apae é uma voz ativa na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, defendendo políticas públicas que promovam acessibilidade, respeito e igualdade de oportunidades. O trabalho realizado aqui não é apenas uma prestação de serviço, mas um verdadeiro ato de amor e cidadania. A Apae representa esperança para milhares de pessoas, promovendo não apenas assistência, mas também dignidade e cidadania. Precisamos unir forças para garantir mais investimentos e fortalecer essa rede de apoio, pois a inclusão é um dever de todos nós”, afirmou o deputado.
 
Já o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, João Alberto Vieira Rodrigues, ressaltou a importância do trabalho dessas pessoas, destacando que sua atuação representa a verdadeira justiça social. Ele enfatizou a dedicação dos homenageados, que, muitas vezes de forma anônima, enfrentam diversas dificuldades e preenchem lacunas fundamentais no cuidado e no desenvolvimento de pessoas com deficiência.
 
Representantes da Apae
O presidente da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Albanir Pereira Santana, destacou o papel essencial da entidade na valorização das pessoas com deficiência. Ele relatou que sua motivação para atuar no movimento surgiu há décadas, quando assistiu a uma apresentação de quadrilha dançada por pessoas surdas. “Aquilo me tocou profundamente. Percebi que, muitas vezes, olhamos para as pessoas apenas pela aparência e acabamos discriminando. Mas, quando enxergamos além, percebemos suas capacidades, sua inteligência e seu potencial. Muitos pensam que as pessoas com deficiência não têm inteligência, que são incapazes, mas isso não é verdade.”
 
A presidente em exercício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia) e diretora social da Federação das Apaes de Goiás (Feapaes-GO), Carmem Marize Lima, destacou que as pessoas mais vulneráveis clamam pelo apoio da entidade. Por isso, a Apae tem crescido nos últimos tempos para atender essa demanda. Ela informou que atualmente existem 55 Apaes em Goiás, que prestam serviços de assistência social, prevenção, saúde, educação, emprego e renda (preparação, qualificação e encaminhamento para o mercado de trabalho).
 
O prefeito do município de Silvânia, Carlos José Mayer dos Santos (União), afirmou que nada o honra mais do que o título de vice-presidente da entidade em Goiás. “Isso me fez crescer como ser humano. É uma honra participar dos movimentos das Apaes”, destacou o gestor.
 
Autodefensores
A autodefensora estadual das Apaes, Vitória Almeida dos Santos, emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação e crescimento pessoal. Com apenas 22 anos, Vitória destacou sua gratidão à instituição, que, há sete anos, faz parte de sua jornada, proporcionando apoio e desenvolvimento.
 
“Aqui me sinto uma pessoa totalmente transformada, porque já não sou mais aquela menina de antes. Hoje sou uma jovem com mais maturidade e sonhos ainda maiores”, afirmou. Em seu discurso, ela também fez questão de agradecer aos profissionais que a apoiaram ao longo dos anos, destacando especialmente o carinho e incentivo de Neli Gaspar, coordenadora social da entidade.
 
Em seguida, foi a vez do pronunciamento do autodefensor estadual das Apaes, Victor Augusto Araújo Holanda, que também subiu à tribuna para falar sobre a importância do movimento apaiano.
 
“A Apae acolheu a mim e à minha família desde 1999, e ela é muito importante para auxiliar as pessoas com deficiência a trilharem seu caminho. Atualmente, sou estudante de educação física e trabalho no Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob). Acredito no movimento e precisamos muito do apoio de vocês, deputados, para ajudar todas as pessoas envolvidas. Agradeço a cada um de vocês”, ressaltou.
 
Apresentações
A sessão também contou com apresentações artísticas, iniciadas com a performance do usuário Marcos Feliph Bento Lourenço e sua banda, que cantaram o Hino das Apaes e outras canções.
 
Após o discurso do deputado Issy Quinan (MDB), um grupo de dança da Apae de Goiânia (unidade Ceprolim), composto por vários de seus integrantes, realizou uma apresentação ao som de "Garota de Ipanema", de Tom Jobim. Em seguida, usuários da Apae de Anápolis apresentaram uma coreografia de breaking, encerrando a cerimônia com grande entusiasmo e emoção.

Leia mais
Legislativo goiano autoriza reajuste para servidores e indicação à AGR


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351