A Redação
Goiânia - O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado estadual Bruno Peixoto (UB), recebeu na manhã desta segunda-feira (24/2) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e o secretário de Turismo do Estado, Fabrício Amaral, para a abertura da temporada 2025 do Circuito Goiano de Pesca Esportiva.
Também estiveram presentes o deputado federal Zacarias Calil, o presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton, além de demais deputados estaduais e outras autoridades.
O primeiro torneio de pesca esportiva em Goiás surgiu em 2014. Desde então, o circuito cresceu e passou a abranger diversos municípios, consolidando-se como um dos principais eventos do segmento no Brasil.
Durante a solenidade, o presidente da Alego, Bruno Peixoto, parabenizou os organizadores e apoiadores da pesca esportiva, destacando a importância do esporte não apenas para o lazer, mas também para o fortalecimento do turismo e da economia em Goiás. Segundo o parlamentar, a realização do circuito projeta o nome do estado em âmbito nacional, atraindo competidores e visitantes de várias regiões do país.
Bruno Peixoto anunciou ainda que a TV Alego fará a cobertura completa do evento, acompanhando as 17 cidades participantes e exibindo um programa semanal dedicado exclusivamente à pesca esportiva.
O presidente colocou a Assembleia Legislativa à disposição dos organizadores e reafirmou o compromisso de apoiar ações que promovam o desenvolvimento do turismo em Goiás. Em seu discurso, elogiou a gestão do governador Ronaldo Caiado e ressaltou o objetivo de tornar o estado referência nacional também no segmento da pesca esportiva.
Torneios
Os torneios serão realizados de março a outubro, em diferentes municípios do estado. O Circuito Goiano de Pesca Esportiva contará com 10 etapas, passando pelas cidades de Quirinópolis, Alexânia, São Simão, Niquelândia, Inaciolândia, Abadiânia, Buriti Alegre, Luziânia e Catalão, com a grande final em Três Ranchos.
Já o campeonato Gigantes do Araguaia foi ampliado para cinco etapas, com competições em Aruanã, Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia), Itacaiú (distrito de Britânia), Bandeirantes (distrito de Nova Crixás), encerrando-se em Aruanã.
Como incentivo à participação feminina, a Goiás Turismo apoiará, pelo segundo ano consecutivo, os torneios Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã. No total, os torneios receberão um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, reforçando o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do turismo e do esporte em Goiás.
Leia mais:
Ação itinerante da Assembleia de Goiás leva serviços gratuitos a Morrinhos