A Redação
Goiânia - O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, participou do 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal, nesta segunda-feira (24/2), em Goiânia. Durante o evento, Daniel afirmou que os avanços alcançados pelo governo na agenda ambiental transformaram Goiás em exemplo a ser seguido pelo País. O congresso, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), segue até esta quarta-feira (26/2), no Atlanta Music Hall.
“Goiás é referência nacional no tema do meio ambiente. O sistema de licenciamento ambiental Ipê é desejado e sonhado por todos os estados, mas só Goiás conseguiu materializá-lo, colocá-lo em prática e reduzir de forma significativa os prazos e os processos que tramitam na Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou o vice-governador.
O congresso reúne prefeitos, vereadores, secretários e gestores ambientais de todos os municípios de Goiás. Foi organizado pela Semad com propósito de dar boas-vindas às administrações recém-iniciadas e instruí-las a respeito de políticas públicas em execução.
“Entendemos que, nesse início de mandato, era muito importante trazer todos os prefeitos aqui para pensar o nosso meio ambiente com bom senso, responsabilidade e conhecimento. Teremos três dias de muitos ensinamentos, aprendizagem e troca de experiências”, disse a secretária Andréa Vulcanis, titular da Semad.
O vice-governador acrescentou que o evento é importante para nivelar o conhecimento dos gestores sobre legislação ambiental. “Esse início de mandato é o momento em que podemos ter uma margem de manobra política para tomar decisões, levando em consideração o alcance de resultados positivos. Aproveitem e tomem as medidas com agilidade, para que possam colher os frutos dessas ações o quanto antes, especialmente na área ambiental”, alertou Vilela.
A programação do congresso da Semad prevê palestras sobre fiscalização, licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas, ICMS Ecológico e outros assuntos. Na solenidade de abertura, a Semad anunciou a distribuição de 500 computadores para todos os municípios do Estado.
Autonomia e cuidado
O prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Zé Délio Jr., elogiou a forma com que o Estado compartilha deveres e responsabilidades com as prefeituras nessa pauta. “Nós temos um governo que se preocupa com o meio ambiente, mas não trava o desenvolvimento do estado. Temos a autonomia de legislar, fiscalizar e licenciar”, destacou.
A deputada federal Marussa Boldrin, também presente na solenidade, chamou atenção para importância se de conciliar características locais com a urgência de se preservar o meio ambiente. “Cada região tem suas particularidades: algumas são mais agrícolas, outras possuem municípios menores que dependem de maior assistência, há aquelas com forte presença industrial e ainda as que se destacam pelo turismo. No entanto, todas têm em comum a necessidade de cuidar do meio ambiente e de contar com uma legislação robusta. Um congresso como esse vem para dar direcionamento ao que precisamos oferecer à nossa população”, afirmou.