A Redação
Goiânia - Com o tema “Gerações do Agro”, buscando difundir a sucessão familiar no agronegócio e atingir um público de novos produtores rurais, a Tecnoshow Comigo chega à sua 22ª edição. O evento, que será realizado de 7 a 11 de abril no Centro Tecnológico da cooperativa, em Rio Verde, e terá como meta zerar a sua emissão de carbono.
Segundo o diretor de insumos da Comigo e coordenador geral da Tecnoshow, Claudio Teoro, a sustentabilidade será um dos principais destaques da edição. “Em parceria com a Eccaplan, a cooperativa neutralizará as emissões de carbono da estruturação do evento, assegurando o Selo Evento Neutro, fazendo a compensação com créditos de carbono”, afirmou. Além disso, também será permitindo que os visitantes calculem sua pegada de carbono por meio de totens interativos e QR Codes na feira.
Além desta ação, a feira também prevê que a coleta seletiva de resíduos gerados atinja 100
toneladas. Desse total, 70% serão reciclados pela Coop-Recicla, enquanto os 30% restantes serão encaminhados ao aterro sanitário. “A feira terá, ainda, estandes em colaboração com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e Rio dos Bois, que orientarão os produtores rurais sobre o uso sustentável dos recursos hídricos; além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), que oferecerá informações sobre licenciamento ambiental, outorga para uso da água e regularizações ambientais”, explicou o coordenador, destacando também a distribuição de mais de 20 mil mudas de árvores nativas.
Estrutura atualizada
Semelhante à edição anterior, a feira de 2025, 100% comercializada e com 695 expositores, contará com a ampliação dos espaços de convivência, melhorias na segurança e expansão da área gramada. Entre as principais ações, destacam-se a ampliação de banheiros femininos, a pavimentação asfáltica de 1.800 m², a expansão de 2.000 m² na área gramada para locação e a instalação de um transformador adicional de 150 KVA, totalizando 20 unidades.
Na área de Pecuária, a feira contará com cerca de 800 animais, incluindo bovinos de corte e leite, equinos, muares, ovinos, peixes, pôneis e cães pastores. Estão previstas exibições de equinos, muares e cães pastores, além de palestras sobre saúde animal, nutrição e manejo das diferentes espécies, e apresentações sobre novas tecnologias no auditório 3, além de dinâmicas pecuárias que serão definidas.
No setor de Paisagismo, a previsão é de plantar 90 mil mudas ornamentais de 12 espécies diferentes, além de cerca de 100 vasos com flores variadas. O processo teve início com os pedidos de mudas em julho de 2024, seguido pelo plantio no CTC em janeiro de 2025.
Vale destacar que a edição também contará com um heliponto, com capacidade para até 12 aeronaves.
Palestras para todos os públicos
A programação da Tecnoshow 2025 incluirá mais de 300 horas de palestras com renomados especialistas, como Fernando Beltrame, Thiago Bernardino, Paulo Arbex, Aldo Rebelo e José Luiz Tejon. A escolha dos temas e convidados, conforme Teoro, levou em consideração o desempenho do agronegócio no ano anterior.