A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza nesta sexta-feira (21) a ação de limpeza em uma área no Jardim Olímpico, utilizada para descarte irregular de lixo. A ação faz parte da operação “Aparecida Limpa”, determinada pelo prefeito Leandro Vilela, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, fiscalizar áreas conhecidas como pontos de descarte e realizar a limpeza desses locais.
A operação, coordenada pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Urbano (SDU) e Mobilidade e Trânsito (SMTA), teve como foco a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de garantir um ambiente mais seguro e limpo para os moradores da região.
Durante a ação, equipes estão removendo resíduos acumulados como entulhos, materiais de construção, objetivos plástico, móveis e demais materiais que acumulam água e são propícios à proliferação do mosquito. A intervenção também contribui para melhorar a segurança e a qualidade de vida da população local.
De acordo com a SDU, foram identificados 40 pontos na cidade de descarte irregular na cidade. Até o momento, 30 desses locais já passaram por limpeza, mas muitos voltaram a ser utilizados de forma inadequada. O Jardim Olímpico está entre os pontos críticos, o que motivou a ação desta semana.
“O lixo acumulado é um dos principais criadouros do Aedes aegypti. Essa ação conjunta foi essencial para eliminar possíveis focos do mosquito e evitar que mais pessoas adoeçam na região”, destacou Iron Pereira, superintendente de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS.
De acordo com Iron, os trabalhos começaram no dia 21 de fevereiro, e devem ser concluídos ainda neste fim de semana. A Prefeitura segue reforçando ações de fiscalização e conscientização, orientando a população sobre a importância de manter a cidade limpa e evitar o descarte irregular de resíduos.