Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Patrimônio

Caixa lança linha de crédito para revitalização de prédios antigos

Lançamento foi em São Paulo | 21.02.25 - 19:08 Caixa lança linha de crédito para revitalização de prédios antigos Ópera de Manaus (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)São Paulo - A Caixa Econômica Federal lançou nesta quinta-feira (20/2) uma linha de crédito imobiliário para incorporadoras com projetos de revitalização de prédios antigos - o chamado retrofit. A nova modalidade contará com benefícios em relação à linha tradicional de financiamento à produção de imóveis novos. "Como banco da habitação, temos estudado bastante o tema para apoiar o setor", afirmou o Gerente de Clientes e Negócios de Habitação Para Pessoa Jurídica, Reinaldo Mazzocato. "A Caixa será a grande parceira do retrofit. Assim como dominamos outros mercados, queremos dominar este", emendou. O lançamento ocorreu durante evento sobre retrofit organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP).

A nova modalidade contará com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) - com taxas de juros abaixo de mercado - além de recursos livres. Não foram revelados detalhes sobre o orçamento do banco para o segmento, nem as taxas específicas. A grande novidade da nova linha destinada a retrofit é que os recursos poderão ser usados para a compra do terreno como também do imóvel original que passará por reforma. Nas linhas tradicionais, o crédito se limita ao terreno. "Vamos financiar o incorporador na aquisição do imóvel que será retrofitado", destacou Mazzocato. Outra diferença é que o banco fará a antecipação de até 50% do valor dos recursos para o incorporador, enquanto nas linhas tradicionais, o limite é de até 10%. "Hoje em dia, há um deslocamento do fluxo do incorporador os desembolsos se concentram no início do projeto. O objetivo da Caixa é fornecer mais recursos onde é necessário para o retrofit", afirmou o gerente.

Mazzocato relembrou que o Minha Casa Minha Vida (MCMV), relançado pelo governo Lula em 2023, estabeleceu como prioridade a revitalização dos grandes centros, especialmente com empreendimentos de até 200 apartamentos. A legislação do novo programa habitacional também buscou superar um problema que atrapalhava o financiamento e a venda de imóveis requalificados. A nova regra iguala os imóveis que passaram por retrofit aos imóveis novos. A principal questão da lei é que as unidades qualificadas serão consideradas como novas. O cliente que adquiri a unidade retrofitada terá as mesmas condições da habitação nova, inclusive com subsídios do FGTS e outros benefícios. Antes disso, as unidades eram tratadas como usadas para fins legais. "Isso gerava dificuldades na venda. então, a lei veio para facilitar". Mazzocato apontou ainda que o retrofit vem crescendo ao redor do Brasil.

Esse é um movimento que vem ganhando corpo em São Paulo, como também é alvo de políticas públicas nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Belém, Recife, Manaus e Porto Alegre. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo aprovou 21 projetos de retrofit dentro do Programa Requalifica Centro, que foi instituído pela Lei 17.577, de 2021. A iniciativa concede incentivos fiscais para a atração de investimentos em retrofit e o aumento na oferta de moradia na região central da capital paulista. No evento do Sinduscon-SP, o representante da Caixa comentou ainda que o banco vai levar ao conselho curador do FGTS a proposta de que recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para atender projetos de retrofit. Hoje, o fundo atende a produção de moradias do MCMV para as famílias de renda mais baixa. (Agência Estado)

Leia mais

Museu Zoroastro Artiaga completa 79 anos em processo de restauração completa

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351