Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Goiânia registra quase 3 mil casos de dengue nas primeiras 7 semanas do ano

Região Noroeste é destaque | 20.02.25 - 17:48 Goiânia registra quase 3 mil casos de dengue nas primeiras 7 semanas do ano Mosquito Aedes aegypti (Foto: Reprodução)
A Redação

Goiânia -
Quase 3 mil casos de dengue foram registrados em Goiânia nas primeiras 7 semanas deste ano. O boletim epidemiológico foi divulgado nesta quinta-feira (20/3) pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Além disso, 12 casos de febre chikungunya, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foram registrados.
 
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a região com maior aumento na quantidade de casos é a Noroeste. “O Distrito Sanitário Noroeste é atualmente a região com a maior incidência de casos, diferentemente do que havíamos visto nas semanas anteriores. O índice de casos de dengue no distrito chega a 294 a cada 100 mil habitantes”, afirma o secretário.
 
“Por isso, estamos intensificando as visitas de agentes de combate a endemias nos bairros da região, além de reforçar a capacitação dos profissionais de saúde que atuam no distrito para o atendimento ágil e oferta de tratamento adequado aos pacientes”, explica Luiz Pellizzer.

Leia mais:
Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue
 
Vacinação
A SMS reforça o apelo à população para a vacinação de crianças e adolescentes, que são a faixa etária apta a receber o imunizante contra a doença. “É vital que os pais e responsáveis compreendam que a dengue é uma doença prevenível por vacina e que a cobertura vacinal é muito importante para o controle da disseminação da doença. O imunizante é seguro, protege contra as formas graves de dengue e está disponível em 23 pontos de vacinação na cidade”, ressalta o titular da SMS.
  
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SMS, 69.713 doses da vacina foram aplicadas em Goiânia. “Cerca de 26% das pessoas na faixa etária apta a se vacinar receberam a primeira dose, mas a cobertura da segunda dose é de apenas 8,5% do total de pessoas que podem receber a vacina”, conta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Murilo Reis. “O esquema vacinal incompleto impede a eficácia plena da vacina, deixando a criança vulnerável à doença”, alerta.
 
A vacina contra a dengue em Goiânia é ofertada para crianças e adolescentes de seis a 16 anos nas seguintes unidades de saúde: CS Vila Boa, CIAMS Urias Magalhães, CSF São Judas Tadeu, CSF Guanabara I, CS Cândida de Morais, CSF Jardim Curitiba I, CSF Jardim Primavera, CSF São Carlos, CS Chácara do Governador, CS Jardim Novo Mundo, CSF Riviera, CSF Parque Ateneu, CSF Recanto das Minas Gerais, CSF Ville de France, CS Goiá, CSF Eldorado Oeste, CSF Jardim Cerrado IV, CSF São Francisco, CSF Vera Cruz II, CS Cidade Jardim, CS Esplanada dos Anicuns, CSF Vila Santa Helena, Faculdade de Nutriçao – UFG.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351