Jales Naves
Especial para A Redação
Goiânia - Criado pela Lei nº 4.009, de 17 de maio de 1962, como órgão normativo, consultivo e fiscalizador do sistema de ensino do estado, o Conselho Estadual de Educação realizará uma sessão especial nesta sexta-feira, dia 21, pela manhã, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, em Goiânia.
A iniciativa fará parte da homenagem que será prestada pelo IHGG e Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado à professora Maria do Rosário Cassimiro, que integra o IHGG e o CEE. Na oportunidade, será inaugurada, às 9h, na Sala Colemar Natal e Silva, da Casa Rosada de Goiânia, a exposição sobre vida e obra da educadora.
Homenageada
Goiana de Catalão, onde nasceu em 23 de setembro de 1934, é formada pela Faculdade de Filosofia de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, obtendo bacharelado e licenciatura em Pedagogia nos anos 50. Concluiu o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo em 1973 e participou de diversas instituições e comissões ligadas à educação.
Foi a primeira mulher a assumir a Reitoria de uma instituição de ensino superior no Brasil, ao ser eleita reitora da Universidade Federal de Goiás; e ajudou a fundar a Universidade do Tocantins, da qual foi a primeira reitora.
Como escritora, publicou 16 livros e proferiu 30 conferências, e ganhou 27 títulos honoríficos e quatro troféus, incluindo a Ordem do Rio Branco.
Leia mais:
IHGG celebra nova fase e deve receber acervo de Eduardo Bilemjian