Daniel Vilela, que segue como governador em exercício até sábado (22/2), tem ganhado protagonismo desde que assumiu a vice-governadoria no início da segunda gestão de Caiado, em 2023. Inclusive, o emedebista tem liderado pesquisas de intenções de voto para o governo do Estado nas eleições do próximo ano. A tendência, assim como já ocorre desde o fim do último ano, é que Daniel ganhe ainda mais destaque, visando a sucessão do governo estadual em 2026, mesmo ano em que Caiado deve disputar a corrida presidencial.
Em recente entrevista ao jornal
A Redação, Daniel reforçou seu alinhamento com Caiado. "A partir de 2025, há a expectativa de que, nos moldes do que fizemos nos últimos dois anos, o governador nos delegue novas missões e nos coloque à frente de iniciativas que visem melhorar ainda mais a qualidade de vida dos goianos. O espaço que ele me deu neste segundo mandato permitiu-me conhecer de perto a gestão e seu estilo de administrar. Só tenho a agradecê-lo por tamanha confiança e parceria", afirmou à época.
Apesar das projeções para novas realizações, o vice-governador Daniel Vilela avalia que, mesmo com os planos para uma eventual candidatura presidencial, o governador Ronaldo Caiado permanecerá focado na gestão estadual pelos próximos dois anos. “O comando é dele. Tanto eu quanto os secretários de governo estaremos sob sua liderança”, ressaltou Daniel em entrevista ao jornal A Redação.
Caiado, por sua vez, já anunciou o início da transição de governo e reiterou que entregará o comando do Estado a Daniel em março de 2026, destacando sua confiança na continuidade do trabalho.
Trajetória e legado
Filho do ex-governador Maguito Vilela, Daniel carrega em seus discursos uma marca conciliadora e amigável, característica herdada do pai. Para lideranças políticas, ele não é apenas uma aposta de Caiado, mas também "um dos nomes promissores do cenário político no Brasil na nova geração", conforme afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante visita a Goiânia, em outubro, para a inauguração de melhorias no terminal aeroviário da capital.
Daniel Vilela e Maguito Vilela (Foto: reprodução)
Segundo Daniel, alcançar o cargo de governador é um marco importante para qualquer agente público comprometido com a administração e o desenvolvimento de um estado. “Quando você se dispõe a entrar na vida pública, é natural desejar subir novos degraus e alcançar patamares que permitam que seu trabalho impacte um número maior de pessoas”, declarou em entrevista ao jornal A Redação.