Goiânia - Pacientes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cardoso, em Aparecida de Goiânia, denunciam a falta de materiais para a realização de exames preventivos.
Uma moradora da região relatou à reportagem do jornal A Redação que tinha um exame agendado para segunda-feira (17/2), mas, ao chegar à unidade de saúde, foi informada de que o procedimento não poderia ser realizado por falta de material de coleta. Funcionários do local informaram a ela que "não há previsão para reposição" e, por isso, também não foi possível reagendar o atendimento.
"É muito ruim, porque saí mais cedo do trabalho para fazer o exame. Não consegui fazer e não sei nem quando poderei remarcar", lamentou. "Para mim, é essencial realizar o procedimento, pois faço acompanhamento semestral devido a uma lesão", acrescentou.
Outra paciente criticou a falta de aviso prévio. "Muitas mulheres que dependem da UBS precisam trabalhar. É um descaso chegar lá e simplesmente não poder fazer o exame. Poderiam ao menos avisar, para não perdermos tempo e dinheiro, que já é pouco", afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reconheceu a falta de materiais para a realização dos exames de prevenção. Segundo a pasta, a falha ocorre devido a atrasos na entrega dos insumos por parte de empresa fornecedora. Informou, ainda, que notificou a empresa e orientou às Unidades Básicas (UBS’s) que, se necessário, façam o remanejamento das agendas e avisem as usuárias com exames previamente agendados sobre a situação.
Veja a nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informa que alguns materiais para a realização dos exames de prevenção estão em falta em algumas unidades da rede devido ao atraso na entrega por parte da empresa fornecedora. A SMS já notificou a empresa e orientou às Unidades Básicas (UBS’s) que, se necessário, façam o remanejamento das agendas e avisem às usuárias com exames previamente agendados sobre a situação.