A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia lançou, nesta terça-feira (18/2), às 8h30, o programa Goiânia Bilíngue, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) que visa qualificar profissionais e impulsionar a economia local por meio da alfabetização em inglês. O evento ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
O programa conta com a parceria da empresa Inglês Fácil Express, que disponibilizará tecnologia para o ensino do idioma. Empresas de grande porte poderão custear a formação de seus colaboradores com dedução no Imposto de Renda, enquanto pequenos negócios terão acesso ao programa por meio de um sistema de doações. A cada cinco adesões de grandes empresas, um sistema de alfabetização será disponibilizado para funcionários de microempresas, promovendo inclusão e crescimento no setor empresarial.
O sistema de ensino utilizado no Goiânia Bilíngue é o System Global Literacy, adotado por mais de 30 prefeituras no Brasil. Conhecida como "The Easy English" ou "Inglês Fácil", a metodologia simplifica a compreensão do idioma com um algoritmo que facilita a pronúncia correta das palavras, essencial para o aprendizado inicial. O curso terá duração de três a quatro meses e será custeado integralmente por empresas que operam no regime de lucro real, conforme previsto na regulamentação da Receita Federal.
Certificação e reconhecimento
Além da qualificação profissional, o programa prevê a criação de um selo de certificação para empresas participantes. O selo "Empresa Bilíngue" será concedido às organizações que aderirem ao sistema de alfabetização, permitindo que seus colaboradores adquiram uma nova competência e ampliando a inserção de Goiânia no cenário econômico internacional.
De acordo com o secretário da Sedicas, Diogo Franco, a inovação é um motor fundamental para o progresso e a transformação das ideias em realidade. "O domínio do inglês no atual cenário globalizado é um diferencial competitivo. Com essa iniciativa, aliamos tecnologia, educação e desenvolvimento econômico, proporcionando aos cidadãos de Goiânia novas oportunidades de crescimento", destacou.
Segundo pesquisa do British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês, e somente 1% possui fluência no idioma. Com o Goiânia Bilíngue, espera-se reduzir essa defasagem e posicionar Goiânia como referência nacional na integração entre desenvolvimento econômico, educação e inovação.
Adesão ao programa
Empresas interessadas em participar do programa podem se inscrever por meio da Sedicas, tanto para oferecer formação aos seus funcionários quanto para contribuir com a doação de cursos a microempresas. O objetivo é ampliar o acesso à capacitação e fortalecer o ambiente de negócios na capital.