A Redação
Goiânia – Para oferecer suporte técnico e orientar prefeitos, vereadores, secretários, dirigentes de autarquias, controladores internos e demais gestores na condução de um mandato mais eficiente e transparente, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) realiza, nesta terça-feira (18/2), o evento "Apoio Técnico para o Início de Mandato: Primeiros Passos e Grandes Acertos".
O encontro foi realizado no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções Goiânia, das 8h às 18h, e abordará temas essenciais como equilíbrio financeiro, continuidade de políticas públicas, eficiência administrativa e transparência na gestão. Além das palestras e painéis principais, os participantes terão acesso a minicursos técnicos no período vespertino, com capacitações específicas sobre os desafios iniciais da administração municipal.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, destacou o papel do TCM ao avalizar o decreto de calamidade pública nas finanças da capital, que tramita na Assembleia Legislativa. Com o sinal do TCM, a Alego deve apreciar a matéria ainda nesta terça-feira, conforme previsão dos deputados.
“A calamidade nas finanças tem a intenção de mostrar a situação real da prefeitura, e o valor da dívida neste momento não é o mais importante, até porque essa situação ficou retratada no relatório final da Comissão de Transição. Portanto, ela (a dívida) é clara; basta ver, por exemplo, o número de fornecedores que aguardam receber pagamento pelos serviços prestados”, disse Mabel.
Transparência
Sobre o evento promovido pelo TCM para orientar prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores públicos, Sandro Mabel ressaltou que se trata de um encontro importante para quem inicia um mandato eletivo. “É o TCM que nos orienta, que nos dá as diretrizes a serem seguidas, além das consultas que estamos fazendo. O tribunal, na verdade, não é um órgão apenas de julgamento de contas, pois é composto por pessoas que já têm experiência em administração, já que a maioria deles foi prefeito e deputado”, pontuou Mabel.
“Quando vejo um evento como esse, promovido pelo TCM, eu bato palmas. Por isso, estou aqui presente, por saber que todos nós, prefeitos, seremos orientados. Quem não vem ao tribunal acaba indo parar na Justiça, porque fará algo errado e terá que responder lá na frente. É muito mais fácil fazermos o nosso trabalho junto com o TCM”, avaliou.
Painel e minicursos
O seminário “Apoio Técnico para o Início de Mandato: Primeiros Passos e Grandes Acertos” contará com painéis sobre a primeira infância, boas práticas da gestão municipal, inovações do controle externo e modernização do controle externo.
Também serão ministrados cursos de capacitação em contratações públicas, atos de pessoal, orçamento, finanças e prestação de contas em controle externo.
Leia mais
Programa para quitar dívidas tributárias é regulamentado em Goiás