Ludymila Siqueira
Goiânia - O União Brasil prepara o lançamento nacional da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à presidência da República nas eleições de 2026. O evento está agendado para ocorrer no dia 4 de abril, em Salvador. A escolha do estado para o evento é estratégica, já que o Nordeste segue como um dos principais redutos eleitorais do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A legenda projeta o goiano como o nome representante da direita em um possível embate contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, deve reunir celebridades e anunciar potenciais puxadores de voto para manter a sigla nos holofotes e alavancar Caiado no cenário nacional. O cantor Gusttavo Lima, que anunciou o desejo de ser presidente da República, é um dos nomes cortejados para se filiar ao partido.
Caiado já começou a intensificar debates pertinentes e diálogos com lideranças para possíveis alianças. O chefe do Executivo goiano terá este ano de 2025 para se viabilizar politicamente diante da fragmentação da direita. O goiano, inclusive, anunciou que entregará o governo do Estado ao vice-governador, Daniel Vilela, em março do próximo ano, para se empenhar na campanha presidencial.
Governadores e prefeitos de capitais eleitos pelo União Brasil, além do presidente e vice da sigla, Antônio Rueda e Antônio Carlos Magalhães Neto, respectivamente, estarão incumbidos desde já de promover o nome do político em suas bases eleitorais. Já os titulares das pastas das Comunicações, Integração Nacional e Turismo no governo Lula, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, filiados à legenda, estão desobrigados de vir a público em defesa do nome do presidenciável.
Leia mais
Caiado vai oficializar início da pré-campanha presidencial em abril