Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cinema

Curta que retrata Goiás colonial integra mostra O Amor, a Morte e as Paixões

Obra participou de 2 festivais internacionais | 17.02.25 - 15:28 Curta que retrata Goiás colonial integra mostra O Amor, a Morte e as Paixões Cena do curta 'Balada para Raposo Tenório' (Foto: Divulgação)
Brasília - Um western em animação que resgata parte da história goiana e tocantinense e que ainda nos leva de volta ao tempo dos bandeirantes. Assim é 'Balada para Raposo Tenório', um dos curtas selecionados para a tradicional mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” que, neste ano, será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março, no CineX, no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer.
 
A obra roteirizada e dirigida por Samuel Peregrino participou recentemente de dois festivais internacionais: o First-Time Filmmaker Sessions Volume 4, na Inglaterra, e o Moonlight Short Film Fest, na Itália. Neste último, o filme, que contou com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, ganhou menção honrosa.
 
Balada para Raposo Tenório é baseado em um acontecimento verídico, que teve como cenário um antigo arraial fundado pelo bandeirante Antônio Sanches no Estado do Tocantins. A trama se desenvolve próxima ao Ribeirão Matança, onde nativos da tribo Xerente organizaram um ataque surpresa contra os garimpeiros que trabalhavam na região.
 
“O curta desconstrói o olhar romantizado sobre a colonização, trazendo uma visão mais crua sobre os conflitos entre indígenas e os faiscadores de ouro”, explica Samuel, ao informar que o filme também fomenta reflexões sobre ecologia e preservação ambiental. A película é reflexo de uma pesquisa apurada, que incluiu obras como Bom Jesus do Pontal, de Eli Brasiliense, e História de Goiás, de Luís Moraes Palacin e Maria Augusta Santana.
 
Na 16ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, Balada para Raposo Tenório poderá ser conferida no dia 25 de fevereiro, às 17h. Além dele, outros seis curtas integram uma espécie de mostra paralela, que terá entrada gratuita.
 
Próxima parada
No dia 14 de março, o curta goiano, que conta com a participação do ator tocantinense Nival Correia, desembarca no Cine Cultura de Palmas para a 5ª edição do Telas em Cena, projeto liderado pelo Instituto Cultural e Social do Tocantins (ISTO). Samuel Peregrino irá participar de uma discussão sobre roteiro e direção de curtas-metragens, oportunidade em que falará também sobre o panorama do cinema independente no Brasil.

Leia mais:
Cine Arte na Praça' leva cinema gratuito a 5 cidades goianas
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351